Chama olímpica chega ao tapete vermelho do Festival de Cannes
O tapete vermelho do Festival de Cinema de Cannes recebeu a chama olímpica nesta terça-feira (21), a menos de 100 dias para os Jogos de Paris 2024.
A tocha chegou do porto de Marselha, onde havia desembarcado no início do mês em um veleiro do século XIX que iniciou viagem na Grécia.
A jogadora de basquete francesa Iliana Rupert segurou a tocha ao som da conhecida trilha do filme "Carruagens de Fogo" (1981) e de outras músicas do estilo esportivo.
Arnaud Assoumani, campeão no salto em distância em Pequim 2008, iniciou o percurso. Assumiram a tocha no revezamento Alexis Hanquinquant, ouro no triatlo em Tóquio em 2021, Nélia Barbosa, vice-campeã da canoagem no Japão, e Marie Patouillet, que ganhou duas medalhas de bronze no paraciclismo em 2021.
Também estiveram presentes no evento Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Paris, e várias personalidades do esporte francês, como Marie-José Perec (atletismo) e Thierry Rey (judô).
A chama olímpica percorrerá 400 cidades e dezenas de pontos turísticos durante sua viagem de 12 mil quilômetros pela França continental, além de visitar territórios ultramarinos franceses no Caribe, no oceano Índico e no Pacífico.
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 vão acontecer de 26 de julho a 11 de agosto.
pel/fbe/jz/es/mb/cb/aam
© Agence France-Presse