Topo

Blinken alerta que EUA e China precisam gerir suas diferenças

25/04/2024 11h51

XANGAI, 25 ABR (ANSA) - O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou nesta quinta-feira (25) que Washington e China precisam gerir suas diferenças "de forma responsável".   

Relacionadas

Em meio ao aumento das tensões entre os dois países, Blinken voltou ao território chinês para discutir uma série de questões bilaterais e regionais, bem como fortalecer os laços entre as duas nações.   

"Temos a obrigação para com o nosso povo, e na verdade para com o mundo, de gerir a relação entre os nossos dois países de forma responsável", disse o norte-americano em Xangai durante uma reunião com o líder do Partido Comunista local, Chen Jining.   

Blinken também defendeu que o presidente Joe Biden está empenhado em estabelecer um diálogo "direto e sustentado" entre as duas maiores economias do mundo, após anos de tensão crescente.   

"Acho importante destacar o valor e, na verdade, a necessidade do envolvimento direto, de falar uns com os outros; destacar as nossas diferenças, que são reais, e tentar superá-las", comentou.   

Chen, por sua vez, afirmou que Washington e Pequim devem escolher entre "confronto ou cooperação". O chinês, contudo, alertou que a decisão "afeta o bem-estar de ambos os povos e o futuro da humanidade".   

A última paragem do tour de Blinken pela China será em Pequim e vai se reunir com altos funcionários da nação, como seu homólogo Wang Yi. Ainda não há informações se o norte-americano vai se encontrar com o presidente Xi Jinping. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Blinken alerta que EUA e China precisam gerir suas diferenças - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias