Topo
Notícias

Em grande ação, drones ucranianos atacam depósito de combustível e subestações de energia na Rússia, diz fonte de Kiev

20/04/2024 12h23

Por Tom Balmforth e Olena Harmash

KIEV (Reuters) - Em uma grande ação realizada neste sábado, a Ucrânia atacou oito regiões da Rússia com dezenas de drones de longo alcance, incendiando um depósito de combustível e atingindo três subestações de energia, disse à Reuters uma fonte de inteligência de Kiev.

O ataque, ocorrido de madrugada, foi confirmado pelo Ministério da Defesa em Moscou e reage a uma campanha de bombardeios da Rússia que atingiu o sistema de energia e cidades da Ucrânia nas últimas semanas.

Enfrentando grande pressão nas frentes de batalha mais de dois anos depois da invasão russa, a Ucrânia buscou atingir, com os drones, alvos que pressionem o Kremlin, como refinarias de petróleo e instalações de energia dentro da Rússia.

“Pelo menos três subestações elétricas e um depósito de combustível, que se incendiou, foram atingidos”, afirmou a fonte ucraniana, citando vídeos de redes sociais mostrando o fogo tomando diferentes lugares.

A fonte disse que as instalações se tornaram alvo por apoiar a produção industrial militar russa.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que derrubou 50 drones ucranianos, incluindo 26 na região de Belgorod, dez em Bryansk, oito em Kursk, dois em Tula. Em Smolensk, Ryazan, Kaluga e Moscou, um drone foi derrubado em cada lugar.

Vyacheslav Gladkov, governador da região de Belgorod, que faz fronteira com a Ucrânia, disse que dois civis morreram em decorrência do ataque.

Notícias