Itália apoia premiê da Holanda como secretário da Otan
BRUXELAS, 4 ABR (ANSA) - A Itália declarou apoio à candidatura do primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, para secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
A escolha do substituto do norueguês Jens Stoltenberg, no cargo desde outubro de 2014, é um dos temas na pauta da reunião de chanceleres da aliança militar, que termina nesta quinta-feira (4), em Bruxelas.
"Conversamos ontem [3] sobre o próximo secretário-geral e reiteramos nossa posição a favor do primeiro-ministro holandês, Mark Rutte", declarou o ministro das Relações Exteriores e vice-premiê da Itália, Antonio Tajani.
Segundo o chanceler, Rutte já conta com a "ampla maioria" dos Estados-membros a seu lado, mas "é preciso esperar as respostas da Turquia, da Romênia e da Hungria, que apoiam a candidatura do presidente romeno, Klaus Iohannis".
"Mas espero que se possa chegar a um acordo", acrescentou Tajani. Premiê da Holanda desde 2010, Rutte conta com o apoio das principais potências ocidentais, mas enfrenta resistência em países que temem uma sub-representação do flanco leste da Otan.
Protagonista da Guerra Fria com a União Soviética, a aliança foi fundada em 1949 e voltou a ganhar força com a invasão russa à Ucrânia, que almejava entrar para a organização. (ANSA).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.