BC da Itália alerta para riscos de 'fragmentação' global
SÃO PAULO, 28 FEV (ANSA) - O governador do Banco da Itália, Fabio Panetta, alertou nesta quarta-feira (28) para "riscos de fragmentação das finanças" globais, à margem da cúpula ministerial do G20 em São Paulo.
Em uma recepção para a comunidade italiana na capital paulista, o chefe do banco central de Roma disse que os últimos anos foram marcados por "uma série de choques", como "a pandemia, a guerra, a crise energética e agora as tensões no Oriente Médio".
"E observamos o risco de fragmentação do comércio, das finanças, do intercâmbio, e esperamos que não também da política internacional", declarou.
Segundo Panetta, é "importante que um país como a Itália, na qualidade de presidente do G7, se dedique a tentar manter de pé o sistema multilateral que garantiu o crescimento e a paz nas últimas décadas".
"Existem temas que são importantes para a Itália e o Brasil, como as mudanças climáticas e os pagamentos transfronteiriços.
Para países que vivem de comércio, é muito importante a possibilidade de trocar fluxos de dinheiro e de efetuar pagamentos de maneira eficiente, rápida e segura, com baixo custo", salientou. (ANSA).