Topo
Notícias

Milhares se reúnem em Atenas e intensificam protestos de agricultores gregos

20/02/2024 20h14

Por Stelios Misinas

ATENAS (Reuters) - Milhares de agricultores de toda a Grécia foram à praça central de Atenas nesta terça-feira com tratores estacionados diante do Parlamento marcando o maior protesto até agora contra o aumento dos custos.

A polícia estima pelo menos 8.000 agricultores com 130 tratores no protesto na praça Syntagma, ecoando reclamações de manifestações similares na França, Bélgica, Holanda, Polônia e Itália. 

"Esta é nossa resposta ao governo grego", disse o agricultor de 53 anos que deu o nome de Grigoris. "Não temos medo e não recuaremos."

Os agricultores disseram que planejam permanecer na praça ao longo da noite.

Em meio a preços altos de energia e custos de produção, os agricultores também dizem que foram prejudicados por um clima afetado pelas mudanças climáticas, com enchentes sem precedentes, calor extremo e incêndios, que tornam seu trabalho cada vez mais perigoso.

Eles realizam breves bloqueios em estradas e cruzamentos de fronteira há semanas, enquanto o sindicato negocia com o governo conservador do primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis por mais auxílio financeiro e outras medidas de alívio.

Os agricultores dizem que dirigiram para Atenas para aumentar a pressão sobre o governo, que até agora ofereceu descontos em contas de energia e a extensão de um ano em uma restituição fiscal para diesel agrícola até o fim de 2024.

Eles também exigem mais compensações em caso de catástrofes naturais, assim como com combustível diesel isento de impostos e proteção contra a concorrência estrangeira.

(Reportagem de Stelios Misinas, Angelos Tsatsis, Giorgos Moutafis)

Notícias