Topo
Notícias

Rússia ataca Kiev com mísseis balísticos e deixa 4 feridos, diz Ucrânia

11/12/2023 07h44

Por Valentyn Ogirenko e Pavel Polityuk

KIEV (Reuters) - A Rússia atacou a capital ucraniana com oito mísseis balísticos de longo alcance antes do amanhecer de segunda-feira, e quatro pessoas ficaram feridas por destroços depois que as defesas aéreas os derrubaram, segundo as autoridades.

O ataque por volta das 4h no horário local marcou o primeiro grande ataque a Kiev nos últimos meses usando mísseis balísticos, que viajam mais rápido do que drones e mísseis de cruzeiro e são mais difíceis de abater.

Repórteres da Reuters ouviram o som de explosões na capital quando as defesas aéreas atacaram os mísseis antes que a sirene de ataque aéreo tivesse tocado.

Quatro pessoas foram feridas por estilhaços de vidro no distrito de Darnitskyi, no sudeste de Kiev, e precisaram de assistência médica, informou a polícia nacional em um comunicado.

Os bombeiros enviados ao distrito de Holosiivskyi, no sudoeste do país, apagaram um incêndio que começou quando parte de um míssil caiu no telhado de um prédio residencial, disse o prefeito Vitali Klitschko no Telegram.

Ataques aéreos se tornaram ocorrências noturnas frequentes nas últimas semanas, embora a maioria dos ataques russos tenha usado drones Shahed de fabricação iraniana, que se movem lentamente.

Os civis ucranianos temem que a Rússia planeje atacar o sistema de energia com ataques aéreos pelo segundo ano consecutivo, à medida que o inverno se instala e o consumo de energia aumenta devido ao clima frio.

Em um ataque separado durante a noite, as defesas aéreas ucranianas abateram 18 drones Shahed no sul do país.

A Rússia não fez nenhum comentário imediato sobre os ataques.

(Reportagem de Valentyn Ogirenko, Pavel Polityuk, Olena Harmash em Kiev e Lidia Kelly em Melbourne)

Notícias