UE acrescenta dois comandantes do Hamas à lista de sancionados por terrorismo
O Conselho da União Europeia incluiu, nesta sexta-feira (8), dois altos comandantes militares do grupo islamista palestino Hamas na sua lista de sancionados por terrorismo, após os ataques cometidos em território israelense em 7 de outubro.
Trata-se de Mohamed Deif, comandante-geral do braço militar do Hamas desde 2002, e de seu adjunto, Marwan Issa. Ambos estão sujeitos ao congelamento de eventuais bens que possuam no espaço da UE.
Além disso, as sanções proíbem os operadores da UE de "disponibilizar fundos e recursos financeiros" para os dois afetados pela medida.
Em um comunicado, o Conselho informou que as sanções fazem parte da resposta à "ameaça representada pelo Hamas e por seus ataques terroristas brutais e indiscriminados em Israel em 7 de outubro de 2023".
Até esta sexta-feira, a lista de sanções da UE ao terrorismo incluía 13 pessoas e 21 grupos ou entidades, entre eles o próprio Hamas.
As sanções anunciadas nesta sexta entram em vigor com efeito imediato, anunciou o Conselho.
Em 7 de outubro, milicianos do Hamas entraram em território israelense a partir da Faixa de Gaza e lançaram ataques contra soldados e civis, deixando cerca de 1.200 mortos, além de dezenas de reféns.
Em retaliação, Israel iniciou uma onda de ataques aéreos e de artilharia contra Gaza, que, segundo fontes palestinas, já causaram a morte de mais de 17 mil pessoas, em sua maioria mulheres e crianças.
ahg/eg/aa/tt
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.