Aprovação de Lula cai cinco pontos percentuais em três meses, diz Ipec
A pesquisa Ipec divulgada hoje pelo jornal O Globo aponta que a aprovação do governo Lula (PT) caiu cinco pontos percentuais, de 56% para 51%, desde setembro. Ao todo, 38% dos entrevistados consideram a gestão ótima ou boa.
O que diz o Ipec
51% das pessoas dizem aprovar a maneira de governar de Lula. Outras 43% reprovam. Na última pesquisa Ipec, que foi publicada em setembro, o índice de aprovação era de 56% e o de reprovação, 39%.
O governo foi avaliado como ótimo ou bom por 38% dos entrevistados. No levantamento anterior, esse grupo representava 40% das pessoas.
Na nova pesquisa, quando questionados sobre como classificavam a administração do presidente Lula até o momento, os entrevistados responderam:
- Ótima: 13%
- Boa: 25%
- Regular: 30%
- Ruim: 9%
- Péssima: 21%
- Não sabem/não responderam: 2%
Metade (50%) diz não confiar no presidente. Outros 48% disseram que confiam em Lula, enquanto 3% não souberam ou não quiseram opinar.
Para maioria (35%), governo está pior do que o esperado. Já para 32%, a gestão superou as expectativas. Outros 30% disseram estar exatamente como o esperado e 2% não souberam ou preferiram não responder.
Situação da economia melhorou, segundo entrevistados. Para 39%, a economia está melhor agora do que há seis meses. Em contrapartida, 36% disseram que a situação piorou. Para 30%, nada mudou. Outros 2% não souberam ou não quiseram opinar.
Dados da pesquisa
Segundo o Globo, o Ipec entrevistou 2.002 pessoas em todos os estados entre os dias 1º e 5 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.