Negociações da OMC estão no 'bom caminho', diz diretora-geral da organização
Os 164 países-membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) estão no "bom caminho" para fechar acordos durante a próxima reunião ministerial em fevereiro em Abu Dhabi, afirmou a diretora-geral da organização nesta terça-feira (24).
"Estamos no bom caminho para encontrar soluções na 13ª conferência ministerial", declarou Ngozi Okonjo-Iweala aos jornalistas. A reunião de Abu Dhabi ocorrerá entre 26 e 29 de fevereiro.
Na segunda e nesta terça-feira, a diretora-geral reuniu, em Genebra, altos funcionários dos países-membros para revisar as discussões e negociações em curso.
"As discussões me demonstraram claramente que os negociadores em Genebra dispõem agora do mandato político necessário para tentar avançar" nos diferentes temas, acrescentou.
Okonjo-Iweala enfatizou, no entanto, que as negociações não seriam fáceis, mas assegurou que saiu da reunião "com um sentimento cada vez mais positivo quanto a nossa possibilidade" de êxito.
A executiva mostrou otimismo em relação a duas questões em particular: as discussões sobre a reforma do sistema de solução de controvérsias e as subvenções à pesca.
Os países-membros alcançaram um acordo sobre as subvenções à pesca na reunião ministerial anterior, celebrada em Genebra em junho de 2022, mas ainda há debates sobre questões pendentes como as ajudas que contribuem para o excesso de capacidade e a sobrepesca.
O órgão que examina os recursos ante a OMC em caso de disputas comerciais está inoperante desde dezembro de 2019, porque Washington bloqueia sistematicamente a renovação dos juízes.
apo/mm/sag/db/dd/mvv
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.