Terceiro comboio de ajuda a Gaza entra na passagem de Rafah vindo do Egito, dizem fontes
CAIRO (Reuters) - Um terceiro comboio de caminhões de ajuda humanitária entrou na passagem de Rafah, a partir do Egito, nesta segunda-feira, com destino à Faixa de Gaza sitiada, informaram um trabalhador humanitário e duas fontes de segurança.
As entregas humanitárias por meio de Rafah começaram no sábado, depois que disputas sobre os procedimentos de inspeção da ajuda e bombardeios no lado de Gaza da fronteira deixaram os materiais de socorro retidos no Egito.
Rafah é a principal passagem de entrada e saída de Gaza que não faz fronteira com Israel. Desde que Israel impôs um "cerco total" ao enclave em retaliação a um ataque de militantes do Hamas em 7 de outubro, Rafah se tornou o foco dos esforços para entregar ajuda.
No sábado e no domingo, 34 caminhões passaram por lá. O número de caminhões no comboio de segunda-feira foi semelhante ao de cada um desses dias, disseram o trabalhador humanitário e as fontes de segurança.
Autoridades da ONU afirmam que seriam necessários cerca de 100 caminhões por dia para atender às necessidades essenciais de Gaza, que abriga 2,3 milhões de pessoas e onde os estoques de alimentos, água e combustível estão acabando.
(Reportagem de Yusri Mohamed e Ahmed)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.