Nigéria prende mais de 70 pessoas acusadas de organizar casamento homossexual
As forças de segurança da Nigéria prenderam mais de 70 jovens acusados de organizar um casamento homossexual no estado de Gombe, norte do país, informaram as autoridades nesta segunda-feira (23).
O casamento entre pessoas do mesmo sexo é ilegal na Nigéria. Gombe, que faz parte dos estados do norte, tem maioria muçulmana e a lei islâmica é aplicada paralelamente à legislação federal e estatal.
No sábado, o Corpo de Segurança e Defesa Civil (NSCDC) da Nigéria, uma organização paramilitar, invadiu um espaço em Gombe e prendeu jovens, que acusa de realizar uma "festa gay" e de planejar um casamento entre dois homens, informou o porta-voz local do NSCDC, Buhari Saad.
"Prendemos 76 supostos homossexuais (...) que comemoravam um aniversário organizado por um dos que planejava se casar" com seu parceiro durante o evento, indicou Saad.
Conforme estipulado pela lei islâmica sharia, a homossexualidade é punível com morte no norte da Nigéria - embora a pena nunca seja aplicada.
Em 2014, a Nigéria aprovou uma legislação que torna ilegal os casamentos e as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo.
Saad não especificou se os presos serão julgados por um tribunal islâmico ou pela jurisdição do Estado.
abu/pma/lcm/an/mb/ms/aa
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.