EUA rejeita apelos de cessar-fogo em Gaza por julgar que beneficiariam Hamas
Os Estados Unidos alertaram, nesta segunda-feira (23), que qualquer cessar-fogo de Israel em Gaza beneficiaria o Hamas, enquanto a União Europeia avalia um pedido de uma pausa humanitária das hostilidades.
Um cessar-fogo "daria ao Hamas a capacidade de descansar, de se reaparelhar e continuar a lançar ataques terroristas contra Israel", disse a jornalistas o porta-voz do Departamento de Estado americano, Matthew Miller.
"Pode-se entender perfeitamente porque é uma situação intolerável para Israel, como seria uma situação intolerável para qualquer país que tenha sofrido um ataque terrorista tão brutal e continue vendo a ameaça terrorista bem na sua fronteira", disse.
Miller afirmou que os Estados Unidos fazem o possível para garantir a chegada de ajuda humanitária a Gaza e que seu enviado, David Satterfield, trabalha de forma "intensiva" sobre este tema no terreno.
O chefe de política externa da UE, Josep Borrell, afirmou nesta segunda-feira que espera que os líderes do bloco apoiem um pedido de trégua na guerra para permitir a entrada de ajuda.
"Acredito que a ideia de uma pausa humanitária para facilitar a chegada da ajuda humanitária, que permita aos deslocados encontrar refúgio, é algo que os líderes vão apoiar", disse.
sct/st/mvv/aa
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.