Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Lula querer ajudar Argentina é 'praticamente ato de fé', diz ex-embaixador

do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/01/2023 14h19

O ex-embaixador do Brasil no governo Itamar Franco, Rubens Ricupero, disse ao UOL News que pelo momento econômico e político da Argentina, é praticamente um "ato de fé" acreditar que o país seja um grande parceiro da Mercosul.

Imaginar que a Argentina possa vir a ser um grande parceiro da Mercosul, em um momento de tanta incerteza, é praticamente um ato de fé. Não acredito que isso vai ocorrer a curto prazo".

Apesar disso, Ricupero acha "positivo" essa sinalização do Brasil em querer melhorar e que o país deve cumprir um papel de maior parceiro para países menores.

Uma coisa que é importante dizer é que o Brasil nunca cumpriu o papel que ele deveria ter tido como maior parceiro desse grupo de países, que abrissem o mercado para os menores. O Brasil diz isso em retórica, mas, na prática, o nosso mercado é muito fechado".

Joel: Genocídio indígena não precisa de homens armados, basta governo não fazer nada

O comentarista Joel Pinheiro afirmou que o genocídio indígena acontece sem o governo precisar pegar em armas, mas apenas sendo negligente.

Para um governo no Brasil fazer genocídio contra os povos indígenas, ele não precisa armar soldados, mandar entrar na selva e destruir aldeias e matar indígenas, basta não fazer nada para coibir todas as forças predatórias. Se não botar um aparato de proteção, vão crescer e invadir as terras indígenas, é o caso do garimpo, que destrói os rios, que polui e que traz doenças para diversas populações muito mais vulneráveis".

Sakamoto: Bolsonaro quer terceirizar responsabilidade de genocídio indígena

O colunista Leonardo Sakamoto criticou a postura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em colocar a culpa nos venezuelanos sobre o que aconteceu com os yanomami.

É interessante que o presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais, diante de todas as acusações de genocídio, está tentando terceirizar a responsabilidade falando que veio um monte de venezuelanos, que os venezuelanos aqui, os venezuelanos ali, que causaram problema aqui e ali. É basicamente o discurso que está sendo tocado pelos fãs do bolsonarismo nas redes sociais, falando que os indígenas são venezuelanos, não brasileiros. O presidente acusado de genocida quer se fazer de louco".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Notícias