Topo
Entretenimento

Preguiça gigante é encontrada em parque no Rio de Janeiro; veja vídeo

Preguiça gigante avistada no Rio mostra preservação de parque - Felippe Oliveira
Preguiça gigante avistada no Rio mostra preservação de parque Imagem: Felippe Oliveira
do UOL

Camilla Freitas

De Ecoa, em São Paulo (SP)

07/01/2023 06h00

Quando partiram para a mata para mais um dia de trabalho, os monitores ambientais do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, não imaginaram que veriam uma cena inédita.

Na árvore, um animal peludo gigante: um bicho-preguiça de um metro.

O tamanho total do corpo das preguiças que geralmente são encontradas no parque varia de 42 a 80 centímetros.

Uma preguiça de praticamente um metro nunca havia sido vista.

Ficamos impressionados. Ela era realmente grande, a maior que já vi. Para nós, ela parecia ter o dobro do tamanho das preguiças que estamos acostumados a ver.

Flávio Deveza, um dos monitores que gravou a gigante descendo pelos galhos de árvores

Na hora, os primeiros celulares já começaram a gravar o evento, e o vídeo coletado foi importante para que mais pessoas não só pudessem ver a preguiça gigante como também para que os pesquisadores do parque pudessem saber mais sobre ela.

Bicho-preguiça gigante é avistado em Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro

Camilla Freitas

"Pelas imagens, identificamos que é uma fêmea e, para nossa surpresa, ela pode estar grávida", diz Cecília Bueno, especialista em ecologia de estrada e professora doutora na Universidade Veiga de Almeida.

A preguiça gigante foi avistada em novembro e, em uma votação realizada pelo parque em suas redes sociais para escolher o nome que receberia, o mais votado foi Gal, em homenagem à cantora Gal Costa, que faleceu no mesmo mês.

Infelizmente, desde então, não houve um novo avistamento da preguiça. Como o encontro com ela foi algo inesperado, ou seja, não se tratava de um animal que estava sendo estudado, não foi colocado nela nenhuma coleira para o acompanhamento dos pesquisadores.

Preguiça é vista em parque do Rio; veja vídeo

Camilla Freitas

Além de fofo, por que isso é importante?

O fato de monitores terem visto a preguiça significa que os animais daquela região estão conseguindo suprir suas necessidades nas florestas do parque. O que quer dizer que a região da mata onde a espécie vive está saudável e sendo conservada.

A preguiça foi encontrada em uma Unidade de Conservação, ou seja, uma área criada e protegida pelo poder público para que seja conservada.

A administração do Parque Nacional da Tijuca é do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

"Uma das riquezas do parque é ser um laboratório a céu aberto. Este flagrante não ocorreu durante um estudo, mas com certeza ele desperta o interesse científico pela biodiversidade da nossa Unidade de Conservação", diz Eduardo Frederico, chefe do Parque Nacional da Tijuca.

Mesmo sem ser do Rio de Janeiro, você com certeza conhece o Parque Nacional da Tijuca, ou pelo menos uma parte dele.

Além das belezas naturais da Mata Atlântica, é no parque onde fica o Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno e cartão postal da cidade.

O Parque Nacional da Tijuca é a Unidade de Conservação federal mais visitada do país e recebe uma média de dois milhões de visitantes ao ano.

Curiosidades sobre as preguiças

preguiça "bailarina" - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Não alimente e nem dê de beber às preguiças. Se avistar algum animal machucado, procure por um funcionário do parque
Imagem: Reprodução/Twitter

1. Se alimentam de folhas;

2. Dormem aproximadamente 20 horas por dia e são excelentes nadadoras;

3. Descem das árvores para fazer suas necessidades fisiológicas (o que pode acontecer uma vez por semana) ou para ir para outra árvore;

4. Tem pelagem em tom marrom-esverdeado devido à presença de organismos clorofilados que vivem em simbiose com essa espécie.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do que foi escrito anteriormente, o Parque Nacional da Tijuca não tem administração compartilhada entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro. Apenas o ICMBio administra o parque.

Entretenimento