Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Veja quem já tomou posse neste 1º de janeiro

Tarcísio de Freitas assumiu cargo de governador de São Paulo neste domingo (1) na Alesp - TOMZÉ FONSECA/Estadão Conteúdo
Tarcísio de Freitas assumiu cargo de governador de São Paulo neste domingo (1) na Alesp Imagem: TOMZÉ FONSECA/Estadão Conteúdo
do UOL

Do UOL, em São Paulo

01/01/2023 10h37

Jerônimo Rodrigues (PT) tomou posse como governador da Bahia na Assembleia Legislativa, em Salvador.

"Darei o meu melhor em favor da Bahia. Hoje é o dia de celebrar a esperança no Brasil", afirmou Jerônimo ao chegar à solenidade, que começou às 8h17.

Jerônimo - Manu Dias/GOVBA - Manu Dias/GOVBA
O governador eleito da Bahia Jerônimo Rodrigues e o vice Geraldo Júnior tomaram posse hoje
Imagem: Manu Dias/GOVBA

Elmano Freitas (PT) também tomou posse como governador do Ceará. Em discurso rápido, se emocionou ao lembrar da juventude.

"Trago comigo, desde muito jovem, na zona rural de Baturité, minha terra, um sentimento que me move e me dá forças para lutar contra as injustiças e contra a desigualdade", disse.

elmano freitas - Thiago Gadelha/Sistema Verdes Mares - Thiago Gadelha/Sistema Verdes Mares
Elmano Freitas em primeiro discurso como governador do Ceará
Imagem: Thiago Gadelha/Sistema Verdes Mares

No Rio, o governador Cláudio Castro (PL) tomou posse para o segundo mandato à frente do Palácio Guanabara.

Castro pediu um minuto de silêncio a Pelé e "em lembrança dos mais de 75 mil fluminenses que perderam suas vidas desde o início da pandemia".

claudio castro - Reprodução - Reprodução
1.jan.2023 - Cláudio Castro toma posse como governador do RJ
Imagem: Reprodução

Em São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi empossado por volta das 9h35 agradecendo Jair Bolsonaro pela sua indicação a disputar o cargo e prometendo combater a desigualdade social.

"A responsabilidade de governar um estado como São Paulo, que, se fosse um país, seria a 21ª economia do mundo e a 3ª economia da América Latina, é enorme. Só não é maior que a motivação de fazer a diferença. Apesar da pujança, temos um estado desigual e a atenção às demandas populares deve ser o grande direcionador da ação do estado."

O governador reeleito Wanderlei Barbosa (Republicanos) também tomou posse na manhã de hoje para o segundo mandato no Tocantins. Depois da cerimônia, Barbosa e o vice, Laurez Moreira, seguiram para a ala norte do Palácio Araguaia.

Governador reeleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) chegou à posse acompanhado do namorado, o médico capixaba Thalis Bolzan. Leite tomou posse acenando para a Presidência da República.

"Garanto ao povo gaúcho que manteremos com o governo federal uma relação saudável e madura, de respeito federativo", disse. "Nós e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atendemos a mesma população aqui no Rio Grande do Sul.

eduardo leite - Itamar Aguiar/Palácio Piratini e Rodrigo Ziebell/Palácio Piratini - Itamar Aguiar/Palácio Piratini e Rodrigo Ziebell/Palácio Piratini
Governador reeleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite chega à posse com o namorado, Thalis Bolzan
Imagem: Itamar Aguiar/Palácio Piratini e Rodrigo Ziebell/Palácio Piratini

No Piauí, o governador Rafael Fonteles (PT) tomou posse na Assembleia Legislativa em sessão iniciada às 8h.

Ele segue ainda hoje para Brasília para participar da posse de Lula, que acontece à tarde.

rafael fonteles - Thiago Amaral/Ascom Alepi - Thiago Amaral/Ascom Alepi
Rafael Fonteles ao tomar posse como governador do Piauí
Imagem: Thiago Amaral/Ascom Alepi

Reeleita em 2022, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), também foi empossada.

"Fico muito feliz em tomar posse como governadora no mesmo dia em que Lula será empossado presidente. Isso nos dá confiança de fazer um governo muito melhor que o primeiro", afirmou.

Pela segunda vez, Carlos Brandão (PSB) tomou posse como governador do Maranhão. Em seu primeiro pronunciamento, disse que sua principal bandeira será a educação.

"A educação é a única maneira da gente mudar a vida das pessoas. Precisamos também investir na infraestrutura, no social, na segurança alimentar, em todas as áreas precisamos ampliar. Educação eu diria que seria o carro chefe da nossa gestão, mas sem esquecer as demais áreas", disse.

Em Minas, Romeu Zema (Novo) deveria ter tomado posse às 9h, mas começou com 15 minutos de atraso. Em seu primeiro pronunciamento à imprensa, ele agradeceu aos dez partidos que o apoiaram na campanha.

"Essa união demonstra que eu cheguei aqui, para esse segundo governo, numa situação muito diferente do primeiro. Se eu citasse os partidos que me apoiaram quatros atrás, eu citaria apenas o Partido Novo", afirmou.

zema - Reprodução/ TV  - Reprodução/ TV
Romeu Zema durante discurso após ser empossado governador pela segunda vez
Imagem: Reprodução/ TV

João Azevêdo (PSB) já foi nomeado governador da Paraíba. Para seu segundo mandato, a solenidade foi no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.

Em discurso, anunciou a realização de novos concursos públicos: "Vamos abrir mais mil vagas para concurso do magistério", prometeu.

Ibaneis Rocha (MDB) tomou posse para o segundo mandato como governador do Distrito Federal. No discurso de posse, defendeu a geração de empregos e programas sociais .

"Precisamos gerar renda e desenvolvimento (...) Precisamos atuar em diversas áreas, mas, em especial, cuidar daqueles que mais precisam", afirmou.

No Pará, o governador reeleito Helder Barbalho (MDB) recebeu a faixa dos seus três filhos. Ele dedicou boa parte de seu discurso à necessidade de combater o desmatamento ilegal.

"Não podemos recuar, pois o mundo nos olha. O mundo aprecia aqueles que estão dispostos a liderar esse novo modelo'.

Notícias