Topo

Esse conteúdo é antigo

Iraniano vira o homem mais baixo do mundo e diz: 'Celular é pesado pra mim'

Reconhecido como 'homem mais baixo do mundo' pelo Guinness de 2022, Afshin mede 65cm de altura e pesa cerca de 6,5kg Imagem: Guinness World Records

Colaboração para o UOL

15/12/2022 14h01Atualizada em 16/12/2022 12h27

A comunidade do Condado de Bukan, norte do Irã, é o lar do homem mais baixo do mundo na atualidade. Afshin Esmaeil Ghaderzadeh, 20, teve sua estatura reconhecida pelo Guinness World Recordde 2022 e, com seus 65 cm de altura, é o quarto homem mais baixo já constatado na história da empresa especializada em recordes.

De acordo com o Guiness, o jovem pesa cerca de 6,5 kg e é quase 7 cm mais baixo que o recordista anterior, Edward "Niño" Hernández, da Colômbia. Devido ao tamanho, ele usa roupas feitas sob medida e admite que segurar um celular por muito tempo é um exercício custoso.

A estatura e o peso de Esmaeil foram confirmados após uma série de medições realizadas em Dubai, em um dos escritórios do Guinness. Vale lembrar que a empresa cobra para ter os recordes reconhecidos.

Usar a fama para o bem

Para o iraniano, que necessita de tratamento e uso contínuo de medicamentos, a expectativa é que sua recém-descoberta como homem mais baixo do mundo colabore para que ele possa ajudar seus pais com as despesas.

"Meu sonho é poder ajudar meus pais. Esse reconhecimento global pode ajudar a realizar meu sonho", afirmou ao Guinness.

Afshin espera que o reconhecimento como 'homem mais baixo do mundo' colabore para que ele possa ajudar os pais financeiramente Imagem: Guiness World Records

A fraqueza e o tratamento contínuo impossibilitaram Afshin de frequentar escolas e conseguir um trabalho. Seu sonho era seguir os passos do pai, como construtor civil.

Ternos e celulares

Como passatempo, o jovem passa a maior parte de seus dias assistindo desenhos animados e navegando nas redes sociais.

"Os celulares em geral são pesados para eu usar por muito tempo, mas ainda consigo", disse Afshin.

Apesar de considerar os celulares pesados, navegar pelas redes sociais é um dos passatempos preferidos de Afshin Imagem: Guinness World Records

O iraniano é conhecido pelos moradores de sua comunidade como sendo um homem de personalidade extrovertida e popular. Apesar disso, ele explicou que gostaria de viver experiências que não consegue, principalmente dirigir um carro.

Dentre as dificuldades vividas pelo homem mais baixo do mundo, encontrar roupas é uma delas. As únicas peças possíveis de serem usadas por Afshin são aquelas feitas para crianças. Porém, como um homem de 20 anos, não é fã dos designs infantis, o que o leva a usar ternos feitos sob medida.

Craig Glenday, editor-chefe do Guinness World Records, afirma ter sido um privilégio "conhecer Afshin e confirmá-lo como o homem adulto mais baixo do mundo".

"A julgar pelo entusiasmo que demonstrou durante sua visita a Dubai, ele está mais do que pronto para aproveitar o seu status de celebridade e se tornar um nome conhecido", disse Craig.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Iraniano vira o homem mais baixo do mundo e diz: 'Celular é pesado pra mim' - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias