Topo
Notícias

Bola no pé e pandeiro na mão: dia do samba tem Brasil na Copa do Mundo

Rivaldo, Roberto Carlos, Denílson, Roque Júnior e Ronaldinho Gaúcho fazem roda de samba no avião na volta para o Brasil após a conquista do penta na Copa do Japão e Coreia, em 2002 - Paulo Whitaker / Reuters
Rivaldo, Roberto Carlos, Denílson, Roque Júnior e Ronaldinho Gaúcho fazem roda de samba no avião na volta para o Brasil após a conquista do penta na Copa do Japão e Coreia, em 2002 Imagem: Paulo Whitaker / Reuters
do UOL

Do Núcleo de Diversidade

02/12/2022 11h07

Esta é a versão online da newsletter Nós Negros enviada hoje (2). Quer receber antes o pacote completo, com a coluna principal e mais informações, no seu email, na semana que vem? Cadastre-se aqui.

***

Depois da bola nos pés, tambor e pandeiro nas mãos. Em 2002, a seleção brasileira comemorou a vitória da Copa do Mundo sobre a Alemanha com muito samba. Craques como Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Cafu, Rivaldo e Denílson fizeram da transmissão ao vivo do penta uma roda de samba com clássicos de Zeca Pagodinho e Beth Carvalho.

Nesta sexta (2), o ritmo musical e o esporte voltam a se encontrar. Hoje é o Dia Nacional do Samba. E às 16h, o Brasil entra em campo pela terceira vez na Copa no Qatar para enfrentar Camarões.

Por falar em África, é lá que estão as raízes do samba que, no século 19, se consolidou no Recôncavo Baiano e no Rio de Janeiro. Popular nas periferias e favelas que surgiam na época, o ritmo foi perseguido. No início do século 20, quem era pego dançando ou cantando samba corria o risco de ser preso.

De lá para cá, veio a consagração nacional. Tanto que em 2007 o samba virou patrimônio imaterial da cultura brasileira, graças a nomes como Nelson Sargento, Ivone Lara, Pixinguinha, Jovelina Pérola Negra, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Péricles, Jorge Aragão e Tereza Cristina.

***

VIOLÊNCIA POLÍTICA... A vereadora de Sinop (MT) Graciele Marques (PT) vem enfrentando ameaças e dificuldades para exercer o mandato. Em entrevista ao UOL, ela contou que já teve seu carro riscado duas vezes e foi cinco vezes à delegacia para registrar ocorrências, duas por ameaça de morte.

JUSTIÇA... Preta Lagbara, moradora do Rio de Janeiro, usou as redes sociais para denunciar que o rosto de seu filho foi tatuado sem permissão no corpo de um desconhecido. A tatuagem reproduz uma foto feita em janeiro e foi feita por um tatuador em um homem branco sem autorização dos pais da criança. Ao UOL, Preta desabafa: "meu filho não é um animal em zoológico".

***

SERTÃO... Agnaldo José reencontrou o pai Zé do Pífano após 46 anos separados. Ele saiu de Joinville (SC) e pedalou 2.970 km por 32 dias até chegar a Lagoa Grande, cidade pernambucana situada a 662 km de Recife. A visita foi feita sem nenhum contato prévio. Agnaldo só tinha como pista o nome do pai e da comunidade em que ele residia.

***

MICHAEL JACKSON... O álbum "Thriller" acaba de fazer 40 anos. Ele é o mais vendido da história, com mais de 70 milhões de cópias em todo o mundo.

SAMUEL L. JACKSON... O ator norte-americano rebateu as críticas feitas pelo diretor Quentin Tarantino, para quem os protagonistas dos longas da Marvel não podem ser considerados astros do cinema.

***

DANDO A LETRA

Os campos proliferaram rapidamente e serviram de pontapé inicial para jovens trabalhadores, sobretudo negros, que contribuíram imensamente para o futebol virar paixão nacional. No entanto, infelizmente, nem mesmo o futebol ficou isento do racismo."
Fernanda Oliveira, colunista do UOL

Fernanda Oliveira, professora do Departamento de História da UFRGS. - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

Em Presença Histórica, Fernanda Oliveira conta como os negros, que hoje compõem a maioria da seleção brasileira, já foram barrados do futebol nos séculos passados e criaram estratégias para burlar a interdição.

Em Notícias, Chico Alves repercute a suspensão do pagamento do orçamento secreto após o PT fechar apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) para a Presidência da Câmara dos Deputados e André Santana critica a decisão judicial que cancelou a nomeação da professora negra Gabriela Marques, aprovada em concurso. Para o colunista, o episódio marca um golpe nas cotas raciais.

As temperaturas médias em Doha estão ao menos 3°C acima da média para esta época do ano. O Índice aplica uma escala de cinco pontos para indicar o quanto mais provável e/ou frequente as altas e baixas temperaturas se tornaram como resultado da mudança climática."
Cínthia Leone, colunista do UOL

Em Crise Climática, Cínthia Leone explica que a mudança climática está por trás do intenso calor vivido em Doha, sede da Copa do Mundo.

Em Ecoa, Eduardo Carvalho destaca a Copa das Palavras e Letras, organizada pela Flup (Festa Literária das Periferias), que acontece na Maré (RJ).

***

PEGA A VISÃO

Futebol é pra todos e de todos. Hoje, a gente ainda vê muita coisa que machuca, e o mundo inteiro para quando quer ver um jogo de futebol. É o meio que consegue chegar mais simples e reto para as pessoas. Há bastante tempo a gente tenta combater o racismo: fala uma coisa e dá uma melhorada, mas depois acaba acontecendo coisa pior. Todo mundo já está cansado de racismo e de homofobia."
Ramires, ex-jogador da seleção brasileira

Ramires, ex-jogador de futebol, com passagens pelo Cruzeiro, Chelsea e duas Copas do Mundo no currículo. - Carine Wallauer/UOL - Carine Wallauer/UOL
Imagem: Carine Wallauer/UOL

Lenda do Chelsea, da Inglaterra, e jogador de duas Copas do Mundo pela seleção brasileira, Ramires celebra suas origens e revela quais seleções africanas ele defenderia. Com um teste de DNA feito para o projeto Origens, de Ecoa, ele descobriu que 99% de seu material genético remete à África, com maior incidência para o Oeste do continente.

***

SELO PLURAL

Conversa de Portão - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

No episódio #71 de Conversa de Portão, a psiquiatra Rosilda Antônio, integrante da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos, fala sobre o impacto de transtornos mentais como a bipolaridade na vida das mulheres.

Notícias