Topo
Notícias

Bandeira da monarquia é exposta durante discurso de Bolsonaro no RN

14.set.2022 - O presidente Jair Bolsonaro (PL) durante comício em Natal - Reprodução/YouTube/Flavio Bolsonaro
14.set.2022 - O presidente Jair Bolsonaro (PL) durante comício em Natal Imagem: Reprodução/YouTube/Flavio Bolsonaro

A bandeira da monarquia brasileira foi exposta durante um comício do presidente Jair Bolsonaro (PL) na noite desta quarta-feira em Natal.

Enquanto Bolsonaro elogiava os moradores de Natal, um homem no fundo do palco ergue a bandeira do Brasil Império por aproximadamente sete segundos. Na sequência, o mesmo homem volta a levantar a bandeira, a gravação é cortada por uma imagem preta por alguns segundos. Quando a transmissão retorna, a bandeira segue sendo erguida por pouco tempo e, por fim, é abaixada.

Segundo reportagem da BBC Brasil, historiadores apontam que o uso da bandeira imperial por apoiadores do presidente é resultado de apropriação política e da idealização de um passado em que o país funcionaria plenamente.

No comício, Bolsonaro estava ao lado de Fábio Faria, Ministro de Estado das Comunicações, de Rogério Marinho (PL), ex-ministro do Desenvolvimento Regional e candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte, e de uma criança fardada.

No discurso, voltou a atacar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e reciclou temas de campanha, como ser contra a liberação das drogas e do aborto.

"Alguns falam que eu falo palavrão, mas eu não sou ladrão. O Brasil não merece um cara que há pouco saiu da cadeia e quer agora com o seu vice voltar à cena do crime. Não tem mais espaço para ladrão no nosso país", declarou em meio aos gritos de "Lula ladrão, seu lugar é na prisão" dos seus apoiadores.

Agenda no estado

O chefe do Executivo desembarcou hoje em Natal (RN) para cumprir agenda de campanha. Apesar da expectativa de que Bolsonaro fosse acompanhado da primeira-dama, Michelle, no comício, a reportagem do UOL verificou que a primeira-dama não estava no evento. Bolsonaro ainda deve comparecer a um evento para mulheres no estado na noite de hoje.

Bolsonaro tem a missão de tentar ampliar a rejeição do ex-presidente Lula no Nordeste, região em que o petista libera em todos os estados as pesquisas de intenção de votos.

Pesquisa Ipec, divulgada em setembro, mostra que Lula tem 59% das intenções de voto contra 25%, de Bolsonaro, no estado.

Além do Rio Grande do Norte, Bolsonaro planeja uma viagem a Pernambuco no próximo sábado, onde deve visitar a cidade natal de Lula: Garanhuns.

O UOL tenta contato com a campanha de Jair Bolsonaro. A nota será atualizada em caso de retorno.

Notícias