Topo
Notícias

Argentina aumenta preço de biocombustíveis no mercado doméstico

06/09/2022 21h12

Buenos Aires, 6 set (EFE).- O governo da Argentina ordenou um aumento nos preços dos biocombustíveis utilizados na mistura com combustíveis derivados do petróleo vendida no mercado interno.

A medida adotada pela Secretaria de Energia e publicada nesta terça-feira no Diário Oficial abrange o biodiesel utilizado para mistura com o diesel e os tipos de bioetanol produzidos a partir da cana-de-açúcar e do milho que são misturados com a gasolina.

Os aumentos variam entre 9,5% e 11,4%, dependendo do tipo de biocombustível.

Além de aumentar os preços, o governo argentino prorrogou por dois meses a medida pela qual em junho elevou o percentual obrigatório de biodiesel na produção de diesel para 12,5%, uma medida que visa aumentar a oferta deste combustível no mercado argentino.

Segundo um relatório divulgado na segunda-feira pela empresa de consultoria IES, a produção de biocombustíveis (biodiesel e bioetanol) na Argentina totalizou 1,5 milhão de toneladas no primeiro semestre, um aumento de 34,6 % em relação ao ano anterior.

No primeiro semestre, as vendas de biocombustíveis no mercado interno totalizaram 793,8 mil toneladas, um aumento de 13,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Também no primeiro semestre, a Argentina exportou US$ 1,3 bilhão em biodiesel, o que representa um salto de 106,7% na comparação com o mesmo período em 2021. Foram vendidas 886,5 mil toneladas, com um crescimento anual em volume de 53,2%. EFE

nk/id

Notícias