Topo
Notícias

No debate, Ciro erra dado de educação pública no Ceará e acerta sobre fome

Clarice Sá, Isabela Aleixo e Maurício Businari
do UOL

Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL, em Santos

29/08/2022 13h50

O candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) errou ao citar dados de educação e acertou ao falar de fome e inadimplência durante o debate dos presidenciáveis realizado por UOL, Folha e Band e TV Cultura na noite deste domingo (28). Confira as principais declarações do candidato.

Educação

"O Ceará tem hoje a melhor educação pública do Brasil e eu modestamente ajudei a produzir isso, 79 das 100 melhores escolas públicas do Brasil"

Impreciso. O Ceará lidera o ranking de escolas públicas por estado, mas apenas nos anos finais do Ensino Médio, de acordo com dados do Ideb, com nota 5,2, empatado com o estado de São Paulo. Quando considerados os anos iniciais, o estado fica na terceira colocação, com nota 6,3 — à frente estão Paraná, com 6,4, e São Paulo, com 6,5. Se consideradas apenas escolas estaduais, o Ceará não lidera em nenhuma categoria.

O Ceará tem 79 escolas entre as 100 melhores notas, porém considerando apenas os anos iniciais do Ensino Fundamental.

"60 de cada 100 alunos do ensino médio do Ceará já estão em tempo integral. Saem dali com estágio remunerado e mais de 93% ficam retidos pelas empresas porque nós fazemos essa aposta. E essa é uma experiência que eu quero generalizar para todo Brasil"

Porém segundo dados tabulados para o Censo Escolar 2021 do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), último dado disponível, aponta que 33,2% dos alunos de ensino médio matriculados na rede pública do Ceará estudam em tempo integral, e não 60%.

Economia

"33,1 milhões de brasileiros estão passando fome"

Verdadeiro. De acordo com a segunda edição do Inquérito Nacional Sobre Segurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil, feita pela Rede Penssan (Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) há 33,1 milhões de pessoas no país em situação de fome (insegurança alimentar grave).

Inadimplência

"E hoje o Brasil tem 66 milhões e 600 mil jardineiros, motoristas, empregados domésticos, 66 milhões e 600 mil pessoas humilhadas no SPC"

Impreciso. O candidato errou por pouco. Ele cita dados do mês de maio, quando havia 66,6 milhões de pessoas com contas em atraso, segundo dados do Serasa. O dado mais recente, de junho, indica que o número cresceu para 66,8 milhões.

Informalidade

"Quase 50 milhões de pessoas não estão nos ouvindo nesse debate. Essa é a minha contradição. Eu falo por eles. Mas eles estão aí esfolados, vivendo na informalidade mais vil"

Exagero. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 39,3 milhões de trabalhadores estavam na informalidade no trimestre encerrado em maio deste ano, último dado disponível.

Covid

"O Brasil tem 3% da população do mundo e 11% das pessoas que morreram no mundo".

Verdadeiro. Segundo o relatório "World Population Prospects'' da ONU (Organização das Nações Unidas), até o dia 23 de agosto de 2022, foram reportadas 682.549 mortes por covid-19 no Brasil de um total de 6.451.016 mortes pela doença no mundo, o que representa 10,58% dos óbitos.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Notícias