PUBLICIDADE
Topo
Notícias

Notícias

Juma x Velho do Rio? Onça deixa sucuri escapar após luta no Pantanal; veja

do UOL

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

06/08/2022 10h41Atualizada em 06/08/2022 11h21

Uma onça-pintada foi flagrada lutando com uma sucuri no Rio Três Irmãos, no Parque Estadual Encontro das Águas, na região do Pantanal, em Mato Grosso. A batalha entre os animais foi flagrada pelo guia turístico Branco Arruda, na tarde da última terça-feira (2).

"A sucuri mordeu a onça, por isso conseguiu escapar", diz Arruda.

O guia turístico relata que notou a aproximação da onça quando fazia um passeio pelo rio em um barco com turistas alemães, que foram ao parque conhecer a biodiversidade ecológica do local, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço.

"A sucuri estava no barranco e, quando ela desceu para o rio, deu de frente com a onça que estava na água, na margem. Foi quando a onça pegou a cobra, e começou a batalha entre as duas", conta.

No vídeo de pouco mais de um minuto, é possível ver a onça-pintada na margem do rio. Ela ataca a sucuri, que, no momento em que o vídeo foi feito, também está na água. A cobra tenta descer a correnteza para se livrar da onça, que em alguns momentos chega a abocanhá-la.

Após alguns segundos de briga, a sucuri consegue se desvencilhar da onça e desaparece na água. O felino também deixa o local, em seguida.

A onça que aparece nas imagens é conhecida dos funcionários do parque e recebeu o nome de Ibaca. Ela é monitorada pelos profissionais do parque desde 2018.

Onça-pintada luta com sucuri em rio no Pantanal - Branco Arruda / Divulgação - Branco Arruda / Divulgação
Onça-pintada luta com sucuri em rio no Pantanal
Imagem: Branco Arruda / Divulgação

Cena inesquecível

Ainda segundo o guia, dez turistas alemães que faziam o passeio de barco pelo rio presenciaram a cena.

É uma cena diferente, inesquecível. Apesar de a gente estar o ano todo aqui, não é sempre que vemos uma situação como essa. Os turistas que estavam com a gente ficaram impressionados, alguns chegaram a tremer. É uma cena rara de se ver, é a coisa mais linda.
Branco Arruda, guia turístico

O guia afirmou ainda que foi a segunda vez naquele dia que a onça perdeu uma luta em busca de alimento. Pela manhã, o mesmo animal tentou atacar um jacaré, mas também não conseguiu.

"Por volta das 9h20 a onça tentou atacar um jacaré, mas ela errou o bote. E por ter ficado sem alimento ela começou a subir caminhando no rio, na beirada, em busca de outro animal, até que ela achou a sucuri, mas também não conseguiu se alimentar."

Notícias