PUBLICIDADE
Topo
Notícias

Notícias

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Linha Honda CB 500 ganha "banho de loja", mas deixa de ser moto de entrada

Arthur Caldeira

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

do UOL

Colunista do UOL

02/07/2022 04h00

A linha de motos de 500 cc e dois cilindros da Honda chega mais equipada em sua nova geração. Tanto a naked CB 500F 2023 como a aventureira CB 500X 2023 vêm com disco duplo de freio e suspensão invertida, na dianteira. Itens que melhoraram a pilotagem e a segurança dos novos modelos.

CB 500F 2023 - Divulgação - Divulgação
Honda CB 500F 2023 ganhou novo farol de LED, mais eficiente, além de acabamento mais sofisticado; preço parte de R$ 39.100
Imagem: Divulgação

O design e o acabamento também foram aprimorados. Linhas mais modernas, com grafismos atraentes e cores variadas, com destaque para a CB 500X pintada com um elegante verde fosco.

No geral, as duas motos Honda de 500 cc evoluíram em relação aos modelos anteriores, tanto estética como tecnicamente. Com isso, a linha CB 500 vem deixando de ser apenas uma porta de entrada para as motos maiores da Honda.

Tornaram-se também uma opção, para quem procura um modelo com melhor desempenho e conforto, mas não quer gastar mais de R$ 50 mil em modelos de maior capacidade.

CB 500 2023 têm freios e suspensões melhores

Um bom exemplo da evolução dos modelos 2023 da linha Honda CB 500 é o garfo invertido Showa, adotado nas novas motos de 500 cc; trata-se do mesmo que equipa a CB 650 R. Com tubos de 41 mm e funções separada, ou seja, amortecedor na bengala esquerda, e molas, na direita.

CB 500X 2023 - Divulgação - Divulgação
Aventureira CB 500X tem roda aro 19, na dianteira, e suspensões de curso mais longo; preço sugerido é de R$ 41.900
Imagem: Divulgação

O conjunto não oferece regulagem, mas por si só já reduz o peso suspenso e torna a pilotagem mais precisa. No caso da naked CB 500F, permite deitar nas curvas com mais confiança; na crossover CB 500X o conjunto absorve melhor os impactos dos buracos e pedras em uma estrada de terra.

Os dois discos de freio na roda dianteira, por sua vez, representam uma evolução na segurança dos modelos. Além de proporcionar uma parada mais eficiente, o sistema faz com que a frenagem seja mais equilibrada, quando exigidos de forma mais esportiva.

CB 500F 2023 ficou mais leve e esportiva

Além da nova suspensão e do disco duplo, a CB 500F ganhou pinças de freio com fixação radial, na dianteira. O item, normalmente encontrado em motos esportivas, oferece ainda mais firmeza e eficácia na hora de parar os 174 kg a seco da versão naked - o peso é 2 quilos a menos do que a geração anterior.

CB 500F na estrada - Divulgação - Divulgação
Com suspensões e freios melhores, naked CB 500F 2023 fez bonito na serra de Morungaba
Imagem: Divulgação

No evento de lançamento dos modelos no mercado brasileiro, o teste foi realizado no interior de São Paulo, entre as cidades de Campinas e Amparo, região repleta de serras e estradas sinuosas, que colocaram as novidades da linha Honda CB 500 2023 à prova.

Na prática, a suspensão dianteira mais sofisticada melhorou o desempenho da CB 500F em curvas. A frenagem mais precisa ajuda a se aproximar da entrada, com mais equilíbrio, e o garfo invertido deixa a roda dianteira mais firme no asfalto, o que permite contornar as centenas de curvas da região com mais segurança.

CB 500 X 2023 mescla versatilidade e conforto

No caso da versão aventureira, CB 500X, as suspensões invertidas mostraram sua evolução em um trajeto de cerca de 10 quilômetros por uma estrada de terra. Equipada com roda aro 19, na dianteira, ao invés da roda de 17 polegadas da versão naked, a CB 500X tem mais curso nas suspensões, dianteira e traseira: 150 mm e 132 mm, respectivamente, contra os 120 mm e 119 mm, da versão naked.

CB 500X na terra - Divulgação - Divulgação
Suspensão invertida também melhorou a pilotagem da aventureira CB 500X em estradas de terra
Imagem: Divulgação

Com menos peso suspenso na roda dianteira, em função do novo garfo telescópico, o amortecimento melhorou e não transmite ao piloto as oscilações de buracos e pedras em vias não pavimentadas.

Os freios não usam pinças radiais, pois, segundo Alfredo Guedes, engenheiro da Honda, em pisos de baixa aderência, a pinça convencional proporciona uma frenagem mais progressiva. "Até o tubo flexível do freio é expansivo, para evitar uma frenagem muito brusca na terra", explica.

Opção de moto grande mais "acessível"

Presentes no mercado brasileiro desde 2014, as motos Honda de 500 cc foram criadas como modelos de entrada, com especificações espartanas, para servir como passaporte para as motos de alta cilindrada da marca japonesa.

CB 500F 2023 - Divulgação - Divulgação
Honda CB 500F tem 50 cv de potência máxima e bom desempenho na estrada
Imagem: Divulgação

Conciliando desempenho e custos de manutenção mais acessíveis do que modelos de maior capacidade, têm a proposta de satisfazer os proprietários de modelos de menor capacidade que desejam fazer um "upgrade" de cilindrada.

Entretanto, desde sua criação, tanto a naked como a aventureira vêm evoluindo ao longo dos anos. Receberam em gerações anteriores um acabamento mais esmerado, ganharam iluminação full-LED, painel totalmente digital, entre outras mudanças. E o preço vem acompanhando essas evoluções.

O motor de dois cilindros, 471 cm³ de capacidade e arrefecimento líquido, também vem melhorando. Na geração passada, que chegou aqui em 2020, o bicilíndrico sofreu mudanças internas que melhoraram a entrega de torque e potência em médios giros, além de contar com embreagem deslizante e assistida.

Na prática, o motor é bastante elástico e ficou mais esperto acima de 3.000 rotações, respondendo prontamente aos comandos do acelerador. A potência e o torque máximos, porém, não mudaram: 50,2 cavalos a 8.500 rpm e 4,54 kgf.m a 6.500 rpm. O consumo é outro ponto interessante: varia entre 26 e 28 km/litro.

Honda CB 500X 2023 - Divulgação - Divulgação
Honda CB 500X é opção de moto aventureira, que oferece conforto e versatilidade para longas viagens
Imagem: Divulgação

A CB 500F 2023 tem preço sugerido de R$ 39.100 e a CB 500X 2023, de R$ 41.900 - lembrando que são base Distrito Federal e não incluem frete e seguro. Nas lojas, devem sair por R$ 42.000 e 45.000, respectivamente. Ou até mais, a depender da oferta e da procura.

Embora sejam mais caras que as concorrentes, tais como Yamaha MT-03, Kawasaki Z 400 e Versys X-300, os modelos de 500 cc da Honda também oferecem mais. A começar por mais potência e conforto, principalmente, para quem viaja de moto.

Com a melhoria nas suspensões e no freio, tornam-se também uma opção "mais acessível" que os modelos de maior capacidade e mais cilindros. Porém, com menor consumo e custo de manutenção - vantagens em tempos de gasolina cara e disparada da inflação.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Notícias