PUBLICIDADE
Topo
Notícias

Notícias

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Derrubaram o Touro de Ouro! Será que ele é tão ruim assim?

Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Júlia Mendonça

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

do UOL

25/11/2021 04h00

Dois grandes símbolos mundiais que representam a Bolsa de Valores são o touro e o urso. Temos algumas estátuas espalhadas de touros de ouro em frente a algumas bolsas de valores como de Frankfurt, Xangai e até mesmo na bolsa brasileira, que durou muito pouco tempo devido à falta de licença urbanística. A mais famosa é a de Wall Street, localizada em Nova Iorque.

O touro representa otimismo e bolsa crescendo. Quando pensamos no animal atacando sua presa com chifradas, ele ataca para cima, sempre jogando-a para o alto, o que representa a alta da bolsa. Já o urso demonstra desânimo no mercado e bolsa em queda. Quando ataca as presas com suas garras, as joga para baixo, o que representa a queda do mercado.

Muitas pessoas se sentiram incomodadas com o fato de ter esse touro de ouro em frente à B3, considerado uma ostentação enquanto temos vários problemas graves acontecendo em nosso país. Entendo a indignação com nossos problemas estruturais, porém é necessário entender que empresas listadas na Bolsa de Valores ajudam o país a crescer e você pode fazer parte disso.

Estímulo à economia

Quando investimos em uma empresa que tem ações pertencentes à bolsa, estamos estimulando a economia, pois quanto mais dinheiro nas empresas, mais elas conseguirão produzir e mais teremos matéria-prima, bem como produtos e serviços disponíveis, e assim a economia fica mais aquecida com dinheiro rodando.

Isso acaba atraindo mais capital externo, ou seja, dinheiro do exterior é investido no país, trazendo fábricas, indústrias, ou com investimentos no que já temos aqui.

Mais empregos

Quanto mais uma empresa cresce, mais empregos ela gera e dessa forma teremos menor taxa de desemprego e maior taxa de assalariados. Isso gera maior autonomia e melhor qualidade de vida para a população.

Benefícios

A bolsa e seus investidores, apesar de serem duramente criticados por alguns movimentos sociais e partidos políticos, são um importante instrumento de crescimento da nação e beneficiam não somente investidores, mas toda a população, de forma direta e indireta. Não é à toa que os países mais desenvolvidos do mundo possuem bolsas bem desenvolvidas, que movimentam bilhões ao ano.

Entenda que a sua vida, o seu dia a dia passa por grandes empresas e que várias fazem parte da bolsa de valores: o shopping center que você frequenta, a marca de comida que consome, o carro e o ônibus em que anda, até mesmo a energia elétrica da sua casa, todos pertencem a empresas que têm suas ações abertas ao público.

Lucro é bom

Não creio que 100% das empresas e dos empresários são corretos e visam somente ao bem da nação. Já tivemos muitos escândalos e problemas graves de corrupção, porém isso é uma minoria que não pode manchar a reputação de um mercado inteiro que visa somente a crescer e lucrar. Lembre sempre que lucro é o que sustenta o desenvolvimento, a tecnologia, a competição e principalmente o seu salário.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Notícias