PUBLICIDADE
Topo
Notícias

Notícias

Conteúdo publicado há
1 mês

Coalizão saudita afirma que matou 105 rebeldes no Iêmen

27/10/2021 12h24

Riade, 27 Out 2021 (AFP) - A coalizão militar dirigida pela Arábia Saudita no Iêmen informou nesta quarta-feira (27) que matou 105 rebeldes houthis em novos ataques ao redor de Marib, e os insurgentes afirmaram estar perto desta estratégica cidade do norte.

A coalizão apoia as tropas do governo, que tentam conter a ofensiva dos houthis para tomarem Marib, capital da província de mesmo nome.

Há mais de duas semanas, a coalizão anuncia diariamente saldos de rebeldes mortos em seus ataques aéreos, mas esses números são difíceis de comprovar de forma independente.

"Realizamos 26 operações que destruíram 13 veículos militares e mataram 105 terroristas" nessas últimas 24 horas, informou a coalizão, citada pela agência oficial saudita de notícias SPA.

Por sua vez, o líder dos rebeldes Mohamed Naser al Atifi afirmou que a cidade estava "quase cercada" pelos insurgentes e que sua tomada era "uma questão de tempo", em entrevista ao jornal libanês Al Akhbar nesta quarta-feira.

Desde 2014, as forças pró-governamentais travam uma guerra contra os huthis, apoiados pelo Irã e que controlam boa parte do norte do país, inclusive a capital, Sanaa.

Em sete anos de guerra, dezenas de milhares de pessoas, civis em sua maioria, morreram e milhões foram deslocados, segundo organizações internacionais.

bur-csl/tp/es/mb/aa

Notícias