Topo
Notícias

Alemão e escocês vencem Nobel de Química pela organocatálise, ferramenta de construção de moléculas

06/10/2021 09h16

O Prêmio Nobel de Química foi atribuído nesta quarta-feira (6) ao alemão Benjamin List e ao britânico David MacMillan pelo desenvolvimento de uma nova ferramenta de construção de moléculas, o que deixou a Química mais "verde" e melhorou a pesquisa farmacêutica.

Os dois cientistas foram premiados pelo "desenvolvimento da organocatálise assimétrica", anunciou o júri do Nobel de Estocolmo. Os catalisadores - substâncias que controlam a e aceleram reações químicas, mas não fazem parte do produto final - são mecanismos fundamentais para os químicos. No entanto,  durante muito tempo os cientistas pensavam que havia apenas dois tipos de catalisadores disponíveis: os metais e as enzimas.

Benjamin List e David MacMillan, ambos de 53 anos, recebem o prestigioso prêmio pelo desenvolvimento, de maneira independente um do outro, de um "terceiro tipo de catálise, a organocatálise", pequenas moléculas orgânicas compostas de carbono, hidrogênio e oxigênio, como a prolina. A pesquisa na área avançou em "velocidade prodigiosa desde os anos 2000", explicou o júri do Nobel.

Os catalisadores orgânicos, menos onerosos e menos tóxicos, melhoraram a eficácia de vários setores da química e da indústria, seja para desenvolver medicamentos ou fabricar captores para painéis fotovoltaicos. "Por isso essa ferramenta trouxe enormes benefícios à humanidade", reiterou o júri. 

Benjamin List dirige o Max-Planck-Institut für Kohlenforschung, especializado em catálise e David W.C. MacMillan, nascido na Escócia, é professor de Química na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Eles dividirão a recompensa de 10 milhões de coroas suecas (R$ 6 milhões). 

"É uma surpresa imensa", afimou List, ao ser contatado pela fundação Nobel. "Achei que alguém estivesse me pregando uma peça. Estava tomando o café da manhã com a minha esposa. Normalmente, ela me diz: 'olha seu telefone para ver se alguém ligou da Suécia, mas hoje ela não fez essa brincadeira'", contou o pesquisador alemão. 

Temporada 2021 dos prêmios Nobel 

A temporada do Nobel, que anunciou os vencedores de Medicina e Física na segunda-feira (4) e terça-feira (5), respectivamente, continua na quinta-feira (7) com o prêmio de Literatura e na sexta-feira (8) com o da Paz. A categoria Economia é a última, na próxima segunda-feira (11).

Por causa da crise sanitária, pelo segundo ano consecutivo, os vencedores receberão o prêmio em seus países de residência, mas ainda há uma pequena esperança de que o Nobel da Paz seja entregue em Oslo.

No ano passado, o Nobel de química foi atribuído a Emmanuelle Charpentier (França) e Jennifer Doudna (EUA), por suas pesquisas sobre as "tesouras moleculares", um avanço revolucionário para modificar os genes humanos.

(Com informações da Reuters e AFP)

Notícias