Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Biden anuncia novo esforço financeiro para a pandemia e a mudança climática

21/09/2021 19h15

Nações Unidas, Estados Unidos, 21 Set 2021 (AFP) - O presidente americano Joe Biden prometeu, nesta terça-feira (21) na Assembleia Geral das Nações Unidas, aumentar os esforços internacionais dos Estados Unidos para combater tanto a pandemia quanto a mudança climática.

Biden, que convocou uma cúpula virtual sobre a covid-19 para quarta-feira, prometeu que os Estados Unidos anunciarão "compromissos adicionais".

"Buscamos avançar no combate à covid-19 e nos responsabilizarmos por objetivos específicos em três desafios-chave: salvar vidas agora, vacinar o mundo e reconstruir melhor", disse.

O presidente também se comprometeu a trabalhar com o Congresso americano para "dobrar" a quantidade de ajuda internacional dos Estados Unidos aos países menos desenvolvidos, para enfrentar a mudança climática.

Segundo os especialistas, o anúncio representa um compromisso de mais de 11 bilhões de dólares por ano.

"Com a nossa ajuda, assim como o aumento de capital dos doadores privados e outros, poderemos alcançar a meta de mobilizar 100 bilhões de dólares para apoiar a adaptação à mudança climática nos países em desenvolvimento", apontou Biden.

Os países desenvolvidos se comprometeram, em 2009 em Copenhague, a mobilizarem 100 bilhões de dólares por ano entre 2020 e 2025 para essa assistência, mas o plano de financiamento foi adiado.

O anúncio de Biden ocorre semanas antes da próxima grande conferência da ONU sobre o clima, a COP26, que acontecerá em Glasgow em novembro.

"Celebramos que o presidente dos Estados Unidos dobre ainda mais o compromisso de financiamento climático para mais de 11 bilhões de dólares para 2024", disse o britânico Alok Sharma, que presidirá a COP26.

"Isso comprova a maior ambição necessária para cumprir a meta dos 100 bilhões de dólares ao ano. Devemos aproveitar este impulso", tuitou.

A questão gera regularmente um aborrecimento entre os países pobres, primeiras vítimas dos efeitos das mudanças climáticas, que denunciam a falta de solidariedade dos países ricos, principais responsáveis por esse aquecimento.

A OCDE anunciou na semana passada que essa ajuda Norte-Sul atingiu os 79,6 bilhões de dólares em 2019, um aumento de apenas 2% em relação a 2018.

O anúncio do presidente americano "é bem-vindo e um sinal necessário de que os Estados Unidos estão finalmente levando a sério sua responsabilidade climática", avaliou Rachel Cleetus, da União de Cientistas Preocupados, nesta terça-feira.

"Aplaudimos a promessa do presidente Biden", disse, por sua vez, Thanu Yakupitiyage, da organização 350.org, em nota. "Os Estados Unidos são responsáveis pela maior parte das emissões históricas que induzem as mudanças climáticas", lembrou.

Biden, no entanto, "terá que trabalhar com o Congresso dos Estados Unidos para garantir que esses fundos possam ser liberados", alertou Helen Mountford, do World Resources Institute.

- Doação de vacinas -Washington também "anunciará compromissos adicionais" para aumentar a vacinação em países menos desenvolvidos durante a cúpula virtual sobre a covid-19, indicou o presidente.

Na semana passada, o The Washington Post afirmou que o governo dos EUA planejava comprar centenas de milhões de doses adicionais da vacina Pfizer-BioNTech para doar aos países necessitados.

Biden já havia anunciado em junho, à margem do G7, a compra por Washington de 500 milhões de doses da Pfizer para serem distribuídas em cerca de 100 países por meio do mecanismo Covax. Parte delas começou a ser enviada no final de agosto.

Os Estados Unidos já haviam doado dezenas de milhões de outras doses de imunizantes contra o coronavírus.

"Enviamos mais de 160 milhões de doses de vacinas para outros países, incluindo 130 milhões de nossos próprios estoques", apontou Biden nesta terça-feira.

Biden também prometeu que os Estados Unidos se comprometerão a investir "10 bilhões de dólares para acabar com a fome e investir no sistema alimentar" nos Estados Unidos e em outros países.

aue-sms/ad/dga/aa/ic/mvv

Notícias