PUBLICIDADE
Topo
Notícias

Notícias

México confirma recuo da covid-19 após 3 meses do início da terceira onda

15/09/2021 04h59

Cidade do México, 14 set (EFE).- O governo do México confirmou nesta terça-feira que a transmissão da covid-19 está em queda em todo o território do país, cerca de três meses depois do início da terceira onda de contágio da doença.

"Continua a redução a nível nacional, e as 32 entidades federativas (estados) apresentam uma clara tendência de queda dos casos", afirmou o subsecretário de Prevenção e Promoção da Saúde do país, Hugo López-Gatell, em entrevista coletiva.

O México superou neste fim de semana a marca de 3,5 milhões de casos de covid-19. O país acumula 268 mil mortes causadas pela doença, ficando atrás no mundo apenas de Estados Unidos, Brasil e Índia.

López-Gatell, que lidera o grupo de especialistas designados pelo governo para o combate à pandemia, afirmou que a taxa de internações nas unidades de saúde do país de pacientes com covid-19 apresenta redução de 59%, na comparação com o pico já registrado.

"Continua a queda por seis semanas consecutivas, e estão começando a desocupar os hospitais na medida em que há mais pessoas recebendo alta do que sendo internadas", afirmou o subsecretário.

O integrante do governo ainda defendeu a volta às aulas presenciais no México, que aconteceu duas semanas atrás, sem que as autoridade tenham detectado uma elevação no contágio.

Até o momento, foram reabertas 138 mil escolas, com o retorno ao trabalho de 1,26 milhões de professores e a presença de 13,2 milhões de habitantes, dos mais de 30 milhões matriculados antes da pandemia, segundo a Secretaria de Educação Pública do país.

López-Gatell ainda exaltou a estratégia do governo mexicano, de vacinar a população. Atualmente, foram aplicadas mais de 92 milhões de doses dos diferentes imunizantes contra a covid-19 que foram adquiridos.

"Seguimos no bom caminho para conseguir que, em 31 de outubro, toda a população adulta esteja vacinada com, pelo menos, uma dose", disse o subsecretário.

Notícias