Topo
Notícias

Foto feita nas Filipinas é confundida com imagem de avião no Afeganistão

17.ago.2021 - Montagem mostra foto de avião que deixou Afeganistão (à esquerda) e foto de avião nas Filipinas (à direita) que foi confundida com retirada de Cabul - Arte sobre Reprodução/Instagram e U.S. Air Force Photo/Staff Sgt. Ramon Brockington
17.ago.2021 - Montagem mostra foto de avião que deixou Afeganistão (à esquerda) e foto de avião nas Filipinas (à direita) que foi confundida com retirada de Cabul Imagem: Arte sobre Reprodução/Instagram e U.S. Air Force Photo/Staff Sgt. Ramon Brockington
do UOL

Bernardo Barbosa

Do UOL, em São Paulo

17/08/2021 12h25Atualizada em 17/08/2021 12h57

Uma foto que mostra um avião lotado em 2013 nas Filipinas tem circulado nas redes sociais desde ontem (16) como se mostrasse a retirada de moradores de Cabul, capital do Afeganistão, após a tomada da cidade pelo grupo fundamentalista Taleban. Também existe uma foto que registrou a saída de dezenas de afegãos em um avião militar, mas as imagens foram feitas em momentos diferentes e mostram situações bastante distintas.

19.dez.2013 - Avião da Força Aérea dos EUA retira moradores da cidade de Tacloban, nas Filipinas, devido à passagem do tufão Haiyan - U.S. Air Force Photo/Staff Sgt. Ramon Brockington - U.S. Air Force Photo/Staff Sgt. Ramon Brockington
19.dez.2013 - Avião da Força Aérea dos EUA retira moradores da cidade de Tacloban, nas Filipinas, devido à passagem do tufão Haiyan
Imagem: U.S. Air Force Photo/Staff Sgt. Ramon Brockington

Por meio da ferramenta de busca de imagens do Google, o UOL Confere encontrou a foto das Filipinas no site da Força Aérea dos EUA em um link com data de 19 de dezembro de 2013. O texto que acompanha a foto explica que a imagem mostra a retirada de moradores da cidade filipina de Tacloban após a passagem do tufão Haiyan. O link não deixa claro qual é a data exata da foto, mas o tufão passou pelas Filipinas em novembro de 2013.

Já a foto do avião que deixou o Afeganistão foi feita no domingo (15) e divulgada ontem pelo site Defense One, especializado em noticiário sobre o setor militar americano. A imagem foi reproduzida em diversos veículos de imprensa, inclusive aqui no UOL.

Avião teria decolado de Cabul com 640 passageiros - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Avião teria decolado de Cabul com 640 passageiros
Imagem: Reprodução/Instagram

Dois fatores que podem ter contribuído para a confusão entre as fotos são o enquadramento similar e o fato de que as imagens mostram o interior de aviões do mesmo modelo — um C-17 Globemaster III da Força Aérea dos EUA.

O UOL Confere encontrou a foto das Filipinas com a informação incorreta de que era no Afeganistão em um perfil de língua francesa no Twitter, em um post feito na noite de domingo (15). A partir dali, a informação errada foi reproduzida por um perfil brasileiro no Instagram, em post que teve milhares de curtidas e que apontava como fonte o perfil em francês no Twitter. O post no perfil brasileiro foi apagado, mas a foto das Filipinas continuava circulando no Facebook na manhã de hoje (17).

Esta checagem também foi feita por Aos Fatos, Estadão Verifica e Fato ou Fake.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Notícias