Topo
Notícias

Na Europa, expatriadas criam clube de leitura para transmitir cultura brasileira a filhos

09/08/2021 15h41

Três brasileiras expatriadas na Europa acabam de lançar um clube de leitura para conectar seus filhos com a literatura do Brasil. O projeto, que funciona com um sistema de assinatura paga, começa a se expandir e conta com o apoio do Itamaraty.

Diante da dificuldade para manter os elos culturais com o Brasil apesar de morarem na Europa, Camila Duran, Carolina Cadavid e Luiza Menezes lançaram Canto da Sabiá. O projeto, que começou durante a pandemia e a partir de uma lacuna encontrada pelas três para comprar livros de literatura infantil brasileira para seus filhos, acabou virando um negócio.

Apresentado como um clube de leitura, Canto da Sabiá propõe aos pais que vivem na Europa a possibilidade de receber em casa, uma vez por mês, um kit com um livro infantil em português, um guia de leitura e alguns brindes didáticos. Mesmo se parte dos livros propostos estão disponíveis pela internet, as fundadoras apostam na curadoria oferecida pelo projeto e no material de acompanhamento enviado aos assinantes.

"Uma parte importante da nossa curadoria é a produção de um guia parental de leitura em que nós trazemos quais são as diferentes camadas de leitura e as possibilidades de trabalho desse livro com as crianças", explica Carolina Duran. "Nós escolhemos livros de qualidade, de pequenas editoras no Brasil, com foco em autores e autoras brasileiros e também ilustradores. São livros divertidos e instigantes, que provocam a curiosidade da criança sobre aspectos da cultura brasileira e o seu contexto de expatriação e de adaptação", continua.

A cofundadora aponta que um dos objetivos do projeto é valorizar o português como língua de herança, além do bilinguismo para crianças que, mesmo se nasceram no exterior, não deixam de ser brasileiras. "Para a gente, a língua não é só um conjunto de regras gramaticais, mas um legado cultural e familiar", resume.

As idealizadoras do projeto também veem a literatura infantil como um elemento de soft power brasileiro, formando o que Duran chama de "os futuros embaixadores da cultura do Brasil". Talvez por essa razão o ministério das Relações Exteriores decidiu apoiar o projeto.

"Tivemos a oportunidade de iniciar um diálogo muito forte com o Itamaraty, então a Canto da Sabiá também vai levar livros para as 80 bibliotecas da rede Brasil Cultural, nos diferentes cantos do mundo", celebra a cofundadora.

Os interessados podem se inscrever diretamente no site www.sabiabooks.com. O plano principal propõe, por € 25,90 mensais, um kit por mês, com frete incluído para toda a Europa.

Notícias