Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Novo primeiro-ministro promete diálogo sincero com oposição no Haiti

21/07/2021 03h38

Porto Príncipe, 20 jul (EFE).- O novo primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, prometeu dialogar de maneira sincera com a oposição e outros setores da sociedade civil para buscar uma solução para a crise desencadeada pelo assassinato do presidente Jovenel Moise.

Em um discurso em sua cerimônia de posse, Henry prometeu realizar reuniões com os mais diversos grupos para buscar o que definiu como "um acordo inclusivo".

"É com grande determinação que aceitei esta missão. O país se encontra em uma situação crítica. Nesta situação, há uma coisa em que todos concordam: a solução da crise deve ser encontrada pelos haitianos", declarou o novo premiê.

Henry descreveu seu governo como "consensual e inclusivo", uma visão que não é compartilhada pelos principais partidos da oposição, que acusaram o primeiro-ministro de formar um gabinete contínuo.

O novo chefe de governo também disse que seu objetivo não pode ser o de resolver todos os problemas, mas prometeu se concentrar na criação das condições para a organização de eleições. Sobre isso, reafirmou a importância de restabelecer um clima de segurança e enfrentar a violência das gangues armadas, que se intensificou nos últimos meses, especialmente na região metropolitana de Porto Príncipe.

"Uma das minhas principais tarefas será assegurar a restauração da ordem e da segurança no país. Este é um passo necessário para a organização das eleições", destacou.

Henry garantiu que tem o apoio internacional para colocar em prática as medidas mais urgentes necessárias e, em paralelo, prometeu criar um ambiente propício ao investimento.

A posse de Henry aconteceu 13 dias após o assassinato de Moise, em 7 de julho. O premiê será o responsável pelo país até a realização de eleições.

Notícias