PUBLICIDADE
Topo
Notícias

Notícias

Conteúdo publicado há
1 mês

Fundador e 1º presidente da Zâmbia, Kenneth Kaunda está internado em hospital

14/06/2021 20h38

Lusaca, 14 jun (EFE).- Kenneth Kaunda, fundador e primeiro presidente da República da Zâmbia, está internado em um hospital do país, segundo informou nesta segunda-feira seu assistente administrativo, Rodrick Ngolo, sem especificar o problema de saúde do ex-governante de 97 anos.

Em um breve comunicado, Ngolo disse apenas que Kaunda "não está se sentindo bem" e foi internado no Hospital Militar Maina Soko da capital Lusaca.

"Kaunda pede a todos os zambianos e à comunidade internacional que orem por ele, pois a equipe médica está fazendo todo o possível para garantir sua recuperação", acrescentou o assistente.

Depois que a hospitalização foi anunciada, o atual presidente da Zâmbia, Edgar Lungu, que está concorrendo à reeleição nas eleições de 12 de agosto, também pediu que toda a nação reze por Kaunda "para que Deus possa tocá-lo com sua mão curadora".

"Ele defendeu esta grande nação em seu momento mais crítico, então todos nós devemos defendê-lo em seu momento de fraqueza", declarou Lungu.

Kaunda, uma das últimas figuras sobreviventes da luta anticolonial da África na década de 1950, tornou-se o primeiro presidente da Zâmbia em 1964, ano em que o país conquistou a independência do Reino Unido.

Popularmente conhecido como "KK" (iniciais de seu nome), o ex-presidente foi um crítico feroz do sistema segregacionista do apartheid na África do Sul e do governo de minoria branca na Rodésia (atual Zimbábue).

Inicialmente, Kaunda fez grandes avanços para melhorar a vida dos zambianos, mas falhou em cumprir sua promessa de manter a democracia ao introduzir um estado de partido único em 1973.

Em 1991, sob pressão da oposição, restaurou a democracia multipartidária convocando eleições nas quais foi derrotado e deixou o poder pacificamente.

Kenneth Kaunda já precisou ser internado em hospitais várias vezes no passado em decorrência de diferentes doenças.

Notícias