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Setor de serviços cresce acima do esperado em abril, mas permanece abaixo do nível pré-pandemia

Setor de serviços teve alta de 19,8% na comparação com abril de 2020 - Por Camila Moreira e Rodrigo Viga Gaier
Setor de serviços teve alta de 19,8% na comparação com abril de 2020 Imagem: Por Camila Moreira e Rodrigo Viga Gaier

Por Camila Moreira e Rodrigo Viga Gaier

11/06/2021 09h02Atualizada em 11/06/2021 16h13

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - O setor de serviços do Brasil cresceu mais do que o esperado em abril, mas iniciou o segundo trimestre ainda abaixo do patamar pré-pandemia diante da intensificação das medidas de contenção ao coronavírus no país.

O volume de serviços teve em abril alta de 0,7%, em um momento de piora da situação sanitária no Brasil, de acordo com os dados divulgados hoje pelo IBGE( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Esse resultado ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,6%, mas recuperou apenas parte da queda de 3,1% vista em março.

"O setor teve crescimento mais moderado e está 1,5% abaixo do período pré-pandemia. Só em fevereiro ficou acima", disse o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, explicando que serviços precisam crescer 1,5% em maio para voltar ao patamar positivo pré-pandemia.

"O setor vem sendo afetado por uma nova onda de medidas de restrição impostas por cidades e Estados que afeta o consumo e a demanda presencial."

Em relação a abril do ano passado, o volume de serviços aumentou 19,8% e também ficou acima da expectativa, de crescimento de 18,2%, registrando o ganho mais forte da série histórica, iniciada em janeiro de 2012. O resultado, no entanto, deve-se principalmente à base baixa de comparação.

Com medidas de restrição mais rigorosas no país diante de novo pico da pandemia no Brasil, o setor de serviços, altamente dependente da presença física, enfrenta ainda o desemprego elevado.

Entre as atividades pesquisadas em abril, apenas duas tiveram resultados positivos.

Os serviços de informação e comunicação avançaram 2,5% no mês, impulsionados pelos segmentos de tecnologia da informação e telecomunicações.

Serviços prestados às famílias crescem 9,3%

Já o volume de serviços prestados às famílias aumentou 9,3% em abril, liderado principalmente pelos restaurantes. Mas Lobo ressaltou que esse resultado deve ser relativizado, uma vez que em março os serviços prestados à família despencaram 28%.

"Isso fez o consumo reduzir significativamente naquele mês, então em abril houve um crescimento maior por conta da base de comparação muito baixa", afirmou.

Entre as outras atividades, os serviços profissionais, administrativos e complementares recuaram 0,6%; enquanto outros serviços tiveram queda de 0,9%; e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio ficou estável.

Já o índice de atividades turísticas recuou 0,6% em abril frente ao mês anterior, depois de despencar 23,1% em março. O segmento de turismo ainda precisa crescer 81,9% para retornar ao patamar de fevereiro do ano passado.

"Há efeitos negativos para empresas de transporte aéreo, turismo, operação de aeroportos, que ainda têm perda importantes", declarou Lobo.

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