Topo
Notícias

Após aumento de casos e internações, mortes de covid voltam a subir em SP

1º.abr.2021 - Sepultamentos  à noite no Cemitério Cachoerinha, devido ao grande número de óbitos de covid em SP - Rogério Galasse/Estadão Conteúdo
1º.abr.2021 - Sepultamentos à noite no Cemitério Cachoerinha, devido ao grande número de óbitos de covid em SP Imagem: Rogério Galasse/Estadão Conteúdo
do UOL

Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo

03/06/2021 04h00

A curva do número de pessoas mortas de covid-19 saiu da estabilidade e voltou a crescer no estado de São Paulo.

Desde o começo de abril, a média móvel de óbitos —calculada com base nos sete dias anteriores— vinha em estabilidade. Na penúltima semana de maio, a curva mudou de tendência, voltou a subir e registrou um aumento de 9% nas mortes em relação à semana anterior.

O levantamento foi feito pelo instituto Info Tracker —plataforma criada pelas universidades paulistas USP e Unesp para monitorar a pandemia—, a pedido do UOL.

Na semana do dia 17 de maio, 3.395 vidas foram perdidas para a covid-19. Na semana seguinte, do dia 24 de maio, o número subiu para 3.690.

Veja o total de óbitos por semana desde abril:

  • 5 a 11 de abril: 5.897
  • 12 a 18 de abril: 5.180
  • 19 a 25 de abril: 4.596
  • 26 de abril a 2 de maio: 4.365
  • 3 a 9 de maio: 3.741
  • 10 a 16 de maio: 3.420
  • 17 a 23 de maio: 3.395
  • 24 a 30 de maio: 3.690

O matemático do Info Tracker, Wallace Casaca, afirma que foram seis semanas ininterruptas de redução nos óbitos registrados em São Paulo.

"Esse dado é preocupante, pois, além da constatação do aumento das internações e dos casos no final de maio, há a confirmação de que a pandemia também mudou seu curso na curva de óbitos, que é o dado que mais leva tempo para ser observado mudança de tendência", afirma o professor.

Gráfico de média móvel de óbitos em São Paulo - Arte/UOL - Arte/UOL
Gráfico de média móvel de óbitos em São Paulo
Imagem: Arte/UOL

Essa mudança na curva de óbitos acontece pouco tempo depois do aumento do número de casos e, consequentemente, do aumento de internações por covid-19.

Conforme outro levantamento do Instituto Info Tracker junto ao UOL, a média de contaminações, que já era alta, tem subido progressivamente em maio. Em alguns hospitais do estado, houve salto de 317% em internações em uma semana.

O cenário da pandemia vem se agravando em São Paulo desde que a flexibilização dos serviços não essenciais no estado voltou a acontecer. Enquanto isso, a vacinação contra a covid-19 avança a passos lentos.

A preocupação com o aumento do número de casos fez, inclusive, com que o governo de São Paulo adiasse uma nova expansão das permissões de abertura do comércio no estado. A recomendação foi do Centro de Contingência ao Coronavírus.

O estado ser uma das possíveis sedes da Copa América era outra preocupação. Mas, ontem, o governador João Doria recuou e anunciou que a Copa "não deverá" ser realizada no estado. Ele afirmou ter pedido à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que encontre soluções fora de São Paulo para promover o campeonato.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, já havia classificado o torneio como "inoportuno".

Notícias