Manifestações contra Bolsonaro: políticos comentam nas redes sociais
Políticos opinaram nas redes sociais sobre as manifestações contra o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) que estão marcadas para acontecer neste sábado (29), em cidades de todo o país.
Essa é a primeira vez que grupos como entidades sindicais e movimentos sociais convocam manifestações de rua contra o presidente durante a pandemia. Em janeiro, houve carreatas de grupos de direita e de esquerda pelo impeachment de Bolsonaro.
A pauta dos atos inclui diversas demandas, como o impeachment de Bolsonaro, a volta do auxílio emergencial de R$ 600, a ampliação das vacinas disponíveis, o fim da violência contra a população negra e a suspensão de cortes de verbas na Educação, das privatizações e da reforma administrativa.
Atualmente, grupos de esquerda, com reivindicações diversas, ainda se dividem sobre os riscos de os atos acabarem agravando o espalhamento da covid-19 num momento que a doença voltou a avançar no país ou enfraquecendo as críticas às aglomerações promovidas por Bolsonaro.
Organizadores dizem que o momento da crise política e sanitária faz os atos serem "medida essencial". Grande parte do material de convocação dos atos recomenda o uso de máscara PFF2 (ou N95), além de álcool em gel e distanciamento físico. Mas médicos afirmam que os protestos podem ser um risco para o combate à pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 450 mil pessoas no país.
Veja algumas reações
Rogério Correia (PT) - Deputado Federal
Glauber Braga (PSOL) - Deputado Federal
Ciro Gomes (PDT)
Guilherme Boulos (PSOL)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.