Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Manifestações contra Bolsonaro: políticos comentam nas redes sociais

Manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro estão marcadas para acontecer em todo o país, neste sábado (29)  - Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo
Manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro estão marcadas para acontecer em todo o país, neste sábado (29) Imagem: Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo
do UOL

Colaboração para o UOL

28/05/2021 17h29

Políticos opinaram nas redes sociais sobre as manifestações contra o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) que estão marcadas para acontecer neste sábado (29), em cidades de todo o país.

Essa é a primeira vez que grupos como entidades sindicais e movimentos sociais convocam manifestações de rua contra o presidente durante a pandemia. Em janeiro, houve carreatas de grupos de direita e de esquerda pelo impeachment de Bolsonaro.

A pauta dos atos inclui diversas demandas, como o impeachment de Bolsonaro, a volta do auxílio emergencial de R$ 600, a ampliação das vacinas disponíveis, o fim da violência contra a população negra e a suspensão de cortes de verbas na Educação, das privatizações e da reforma administrativa.

Atualmente, grupos de esquerda, com reivindicações diversas, ainda se dividem sobre os riscos de os atos acabarem agravando o espalhamento da covid-19 num momento que a doença voltou a avançar no país ou enfraquecendo as críticas às aglomerações promovidas por Bolsonaro.

Organizadores dizem que o momento da crise política e sanitária faz os atos serem "medida essencial". Grande parte do material de convocação dos atos recomenda o uso de máscara PFF2 (ou N95), além de álcool em gel e distanciamento físico. Mas médicos afirmam que os protestos podem ser um risco para o combate à pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 450 mil pessoas no país.

Veja algumas reações

Eduardo Bolsonaro (PSL) - Deputado Federal

Rogério Correia (PT) - Deputado Federal

Glauber Braga (PSOL) - Deputado Federal

Ciro Gomes (PDT)

Guilherme Boulos (PSOL)

Notícias