Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Jovem viraliza brincando com cobra que poderia matar 20 pessoas numa picada

A jovem Shweta brinca com uma das cobras mais venenosas do planeta, a cobra-rei - Reprodução/@devil_girl_shweta3110
A jovem Shweta brinca com uma das cobras mais venenosas do planeta, a cobra-rei Imagem: Reprodução/@devil_girl_shweta3110
do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/05/2021 18h08Atualizada em 19/05/2021 09h45

Uma garota na Índia, chamada Shweta, viralizou no Instagram ao brincar com uma cobra-rei, uma das espécies de cobra mais venenosas do mundo. De nome científico Ophiophagus hannah, esse réptil contém uma neurotoxina que seria capaz de matar 20 pessoas — ou até um elefante — com a quantidade de veneno presente em uma única picada.

Em um de seus vídeos, que alcançou 1,5 milhão de visualizações, Shweta aparece bem calma segurando o animal com uma vareta para seus 3,9 mil seguidores. A cobra-rei movimenta-se e ameaça picar. Entretanto, a jovem se mantem a certa distância da criatura.

Segundo o site National Geographic, o coquetel venenoso da cobra afeta centros respiratórios do cérebro, podendo causar parada respiratória e insuficiência cardíaca. Uma mordida também pode resultar em pressão baixa (hipotensão) e inchaço do membro mordido. O tratamento principal é a aplicação de soro antiofídico.

Em situações mais graves, uma pessoa pode necessitar de ventilação mecânica por cerca de 64 horas, segundo caso médico relatado em um estudo publicado no QJM: An International Journal of Medicine.

Com o perigo iminente, vários seguidores se espantaram com a coragem da garota e comentaram a publicação com emojis de reações impressionadas.

"Nós amamos você", escreveu uma pessoa. "Muito bom, Shweta", escreveu outra.

Na descrição de seu perfil, Shweta se auto intitula uma amante de cobras. É possível ver que ela já tem costume de fazer truques com os répteis, pois aparece em outras publicações segurando outras serpentes.

Curiosamente, as cobras-rei são conhecidas como a espécie preferida dos encantadores de cobras, já que esses animais são surdos e se guiam pelas vibrações do solo. O truque de "encantá-los" se baseia em condicionar os seres a dor para não atacarem e ficarem na defensiva.

Notícias