Topo

Esse conteúdo é antigo

Venezuelano Guaidó apoia alívio de sanções dos EUA como incentivo para eleições

12/05/2021 13h02

Por Vivian Sequera e Sarah Kinosian

CARACAS (Reuters) - O líder opositor venezuelano Juan Guaidó propôs na terça-feira uma suspensão progressiva das sanções dos Estados Unidos como incentivo para o presidente, Nicolás Maduro, realizar eleições "livres e justas" com partidos contrários ao seu governo.

Relacionadas

Em um vídeo publicado em sua conta de Twitter, Guaidó sugeriu um "acordo nacional" que inclua um cronograma de eleições gerais no país sul-americano envolvendo uma coalizão de oposição, assim como o Partido Socialista governista de Maduro.

A proposta dá a entender que a oposição pode estar disposta a reverter a estratégia de abstenção eleitoral e retomar negociações com o governo. As conversas travaram em 2019, e em dezembro a maior parte da oposição boicotou as eleições legislativas dizendo que as condições de votação não eram justas A nação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) prepara eleições estaduais neste ano.

"A Venezuela está vivendo a pior crise de toda a sua história", disse Guaidó. E acrescentou: "Precisamos chegar a um acordo para salvar a Venezuela."

Guaidó disse que qualquer pacto precisa incluir um cronograma de eleições presidenciais, parlamentares, regionais e municipais "livres e justas" com observadores internacionais, garantias democráticas e entrada de ajuda humanitária e vacinas contra Covid-19. A suspensão progressiva das sanções seria condicionada pela aderência do governo Maduro a estas condições, entre outras.

Maduro respondeu na noite de terça-feira em uma transmissão ao vivo na televisão estatal, dizendo que "se ele (Guaidó) quiser se unir aos diálogos que já estão em andamento, tratando de todos os temas, é bem-vindo".

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447505)) REUTERS MPP

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Venezuelano Guaidó apoia alívio de sanções dos EUA como incentivo para eleições - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias