PUBLICIDADE
Topo
Notícias

Notícias

Conteúdo publicado há
1 mês

Sérvia pagará cidadão que tomar vacina contra covid-19

05/05/2021 10h55

Belgrado, 5 Mai 2021 (AFP) - O presidente da Sérvia anunciou que o país pretende pagar a cada cidadão que tomar a vacina contra a covid-19 até o fim de maio, uma iniciativa que pode ser única no mundo.

O país comprou milhões de doses, tanto de empresas ocidentais como da China e Rússia, e por um momento se transformou em um centro regional de vacinas ao oferecer aos estrangeiros a possibilidade de imunização.

Mas depois de vacinar por completo 1,3 milhão de seus sete milhões de habitantes, a campanha enfrenta uma desaceleração.

"Todos vacinados até 31 de maio receberão 3.000 dinares" (o equivalente a 30 dólares), declarou o presidente Aleksandar Vucic.

Ele afirmou esperar que três milhões de pessoas estejam vacinadas até o fim do mês.

Vucic explicou que o país deseja "recompensar as pessoas que demonstrem responsabilidade".

Ao mesmo tempo, ele anunciou que os funcionários públicos que não estão vacinados não terão direito a férias remuneradas em caso de infecção.

A Sérvia pretende estimular o plano a partir de quinta-feira, com a possibilidade de vacinação em centros comerciais e a entrega de vales.

"Na literatura médica, não encontrei nenhum lugar que pague alguém para tomar a vacina de covid-19", disse o epidemiologista sérvio Zoran Radovanovic à AFP. "Podemos ser os primeiros não apenas na Europa, mas no mundo", acrescentou.

mbs/jxb/pc/jz/fp

Notícias