PUBLICIDADE
Topo
Notícias

Notícias

Vitória contundente da direita nas eleições regionais em Madri (resultados parciais)

04/05/2021 17h44

Madri, 4 Mai 2021 (AFP) - A direita espanhola e sua estrela em ascensão, Isabel Díaz Ayuso, obtiveram nesta terça-feira (4) uma vitória folgada nas eleições regionais de Madri, infligindo uma derrota aos socialistas do presidente do governo, Pedro Sánchez, segundo resultados parciais.

Com mais de 70% dos votos apurados, Díaz Ayuso, presidente regional e candidata à reeleição do Partido Popular (PP), conquistou 64 dos 136 assentos do Parlamento regional, mais que o dobro das cadeiras nas eleições anteriores de 2019.

Os socialistas, por sua vez, tinham 25 assentos, 12 a menos do que há dois anos.

De qualquer forma, por não ter obtido a maioria absoluta de 69 assentos, Díaz Ayuso precisará contar com o apoio de 13 assentos do partido de extrema direita Vox para voltar a governar a região mais rica da Espanha, chefiada por governos conservadores há 26 anos.

Diante de centenas de pessoas reunidas em frente à sede do PP em Madri, o líder nacional do partido, Pablo Casado, comemorou com Díaz Ayuso os resultados, assegurando que "hoje Madri fez uma moção de censura democrática ao 'sanchismo' (governo de Sánchez)".

du/CHZ/es/mvv

Notícias