PUBLICIDADE
Topo
Notícias

Notícias

Fiat adaptado tem até elevador: como é o carro comprado para Gerson Brenner

Reprodução
Imagem: Reprodução
do UOL

Do UOL, em São Paulo

04/05/2021 11h02

Vitória Brenner, filha do ex-ator global Gerson Brenner, revelou ontem que conseguiu comprar um veículo adaptado para o pai, que tem sérias limitações de mobilidade causadas por um tiro na cabeça enquanto trocava o pneu do carro, há quase 23 anos.

Vica, como a jovem é conhecida, compartilhou emocionada um vídeo em que relata ter adquirir um veículo graças à ajuda financeira recebida através de uma vaquinha virtual.

O carro adquirido é um Fiat Doblò adaptado ano 2020, com 30 mil km rodados e que custou pouco mais de R$ 120 mil. Além do veículo, o valor arrecadado permitiu comprar a Brenner uma nova cadeira de rodas personalizada para atender às necessidades do ex-ator. Vica aguarda apenas os trâmites de documentação para receber o veículo.

Segundo a filha do ex-ator, em postagem no início da campanha, o modelo desejado é preparado pela Cavenaghi, tradicional empresa especializada em equipamentos de mobilidade e adaptação de automóveis para clientes PCD (pessoas com deficiência).

Fiat Doblò Adaptado Cavenaghi rampa - Reprodução - Reprodução
Cadeira de rodas é posicionada em rampa retrátil com acionamento elétrico por meio de 2 botões
Imagem: Reprodução

Com venda sob encomenda, o Doblò com teto alto da Cavenaghi traz um elevador, instalado na parte traseira, para levantar o cadeirante e conduzi-lo até o interior do carro.

O elevador tem capacidade para até 300 kg, duas barras de apoio e é acionado eletricamente por meio de dois botões localizados em uma das duas portas traseiras - permitindo controlar as funções de subida e descida, como também de retração e fechamento da respectiva plataforma.

Fiat Doblò adaptado Cavenaghi amarração da cadeira de rodas - Reprodução - Reprodução
Cadeira de rodas conta com pontos de fixação ajustáveis que podem ser facilmente removidos
Imagem: Reprodução

Assim que a cadeira e seu ocupante estão instalados, há um sistema de travamento, de forma a evitar deslocamento do cadeirante. As travas são ajustáveis para diferentes tamanhos de cadeira de rodas e têm engate rápido, ou seja, podem ser removidas quando não estão em uso.

O cadeirante conta, ainda, com cinto de segurança de três pontos específico e encosto de cabeça, enquanto há um assento traseiro para o acompanhante, além do banco bipartido original.

Fiat Doblò adaptado Cavenaghi cinto de 3 pontos - Reprodução - Reprodução
Cadeirante conta com cinto de 3 pontos e piso plano; estrutura é reforçada para receber equipamentos
Imagem: Reprodução

No caso de Gerson Brenner, o veículo seria conduzido por terceiros. Assim, os dois bancos da frente são preservados.

A Cavenaghi afirma que o carro adaptado é homologado quanto à eficiência dos equipamentos de segurança em caso de colisão. Além disso, permite que o teto de fibra de vidro reforçado seja removido, para instalação em outro Doblò, em caso de troca do veículo.

As portas laterais e traseiras não sofrem alterações, mantendo a originalidade do carro, de acordo com a empresa.

Notícias