PUBLICIDADE
Topo
Notícias

Notícias

EUA devem dar resposta a destituições de juízes em El Salvador, afirma Kamala

04/05/2021 18h14

Washington, 4 mai (EFE).- A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, afirmou nesta terça-feira que o governo americano deve dar uma resposta às destituições de juízes da Suprema Corte e do procurador-geral de El Salvador.

As declarações de Kamala foram feitas na 51ª conferência anual da organização Americas Society/Council of the Americas, na qual vários integrantes do governo dos EUA devem falar ao longo do dia.

"Neste fim de semana, soubemos que o Parlamento salvadorenho agiu para atacar a corte de última instância da nação", lembrou a vice americana.

De acordo com Kamala, um Poder Judiciário independente "é crucial" para uma democracia saudável e uma economia forte: "Devemos responder", afirmou.

A comunidade internacional expressou preocupação com a situação do Estado de direito em El Salvador após a destituição de magistrados da Suprema Corte e do procurador-geral.

El Salvador mergulhou em uma crise política desde que, no sábado, o governo assumiu o controle do Parlamento para o período de 2021 a 2024 e, na primeira iniciativa, votou pela destituição dos juízes com os quais o presidente do país, Nayib Bukele, se desentendeu no ano passado.

Após a notícia das destituições, a Sala Constitucional da corte emitiu uma decisão declarando a iniciativa inconstitucional, ação que diversos advogados consideram que anula a votação.

Na segunda-feira, ONU e União Europeia (UE) expressaram preocupação com a situação em El Salvador, após a Organização dos Estados Americanos (OEA) e os EUA também terem manifestado repúdio.

Notícias