Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Aplicação de 2ª dose da vacina está suspensa em ao menos 6 capitais

vacinação, vacinação de idoso - iStock
vacinação, vacinação de idoso Imagem: iStock
do UOL

Rafael Bragança

Do UOL, em São Paulo*

03/05/2021 21h27

Ao menos 6 capitais seguem com a segunda dose da CoronaVac suspensa. Segundo os municípios, as mudanças na orientação do Ministério da Saúde ocasionaram a falta do imunizante contra a covid-19.

São elas: Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS). O Rio de Janeiro disse que tem segunda dose da CoronaVac, mas que segue um escalonamento. A reportagem tentou contato com as prefeituras de Porto Velho (RO) e Recife (RE), e aguarda retorno.

A prefeitura de Aracaju disse que a aplicação da segunda dose esteve suspensa hoje, mas que será retomada amanhã, tanto com a dose de CoronaVac quanto da AstraZeneca. Campo Grande e Fortaleza prometeram a dose, mas só com agendamento.

O Ministério da Saúde tem mudado com frequência as orientações sobre a vacina contra covid-19. Em fevereiro, Eduardo Pazuello, então ministro da Saúde, orientou os municípios a usar todo o estoque de vacina. No entanto, dias depois, a pasta fez uma nova orientação e pediu que as prefeituras reservassem a segunda dose da CoronaVac.

As mudanças nas orientações não pararam por aí. Em março, a pasta da Saúde autorizou que as cidades usassem todas as vacinas armazenadas para segunda dose como primeira dose.

Com essa última orientação, vários municípios acabaram zerando seus estoques. Ao G1, o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, culpou seu antecessor pelo problema. O atraso "decorre da aplicação da segunda dose como primeira dose", disse ele ao portal. "Logo que houver a entrega da CoronaVac, [o problema] será solucionado", disse.

Em São Paulo, ainda não houve falta de imunizantes.

Ministério orienta tomar segunda dose mesmo que seja fora do prazo

Nesta semana, a pasta liderada por Queiroga informou pelo Programa Nacional de Imunizações que os brasileiros devem tomar a segunda dose da vacina da covid-19 mesmo que a aplicação aconteça fora do prazo.

O atraso não é recomendado, já que há risco da pessoa contrair o vírus enquanto aguarda a aplicação. A CoronaVac deve ter a aplicação da segunda dose no intervalo de quatro semanas. Já a AstraZeneca/Fiocruz tem intervalo de 12 semanas.

*Colaborou Gilvan Marques, do UOL, em São Paulo

Notícias