PUBLICIDADE
Topo
Notícias

Notícias

Ao menos 132 mortos desde sábado em confrontos no Sudão

08/04/2021 10h14

Cartum, 8 Abr 2021 (AFP) - Ao menos 132 pessoas morreram nos confrontos tribais registrados desde sábado em El Geneina, capital da região Dafur do Oeste, no Sudão, informou o governador desta província abalada pela violência, na qual se declarou o estado de emergência.

"Segundo os datos dos serviços médicos, o número de mortos é de 132 até o momento", disse em coletiva de imprensa Mohamed Abdallah Duma, governador desta região fronteiriça com Chade.

Duas comunidades rivais se enfrentam desde sábado nos arredores de El Geneina, onde a violência registrada a partir de janeiro forçou cerca de 100.000 pessoas a fugirem de suas casas, segundo a ONU.

O responsável acrescentou que a situação é "agora relativamente estável" e não "houve mais combates", embora os "saques" continuem.

A região de Darfur foi devastada por uma guerra civil que começou em 2003 entre rebeldes pertencentes a minorias étnicas e as forças do então presidente Omar al Bashir, destituído em abril de 2019 após grandes manifestações populares.

O conflito deixou cerca de 300.000 mortos e mais de 2,5 milhões de deslocados, segundo a ONU.

caab/hha/bfi/bl/mb/aa

Notícias