Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Anvisa aprova uso emergencial de vacina da Janssen contra Covid-19

31/03/2021 15h33

Por Pedro Fonseca

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira pedido de uso emergencial no Brasil da vacina contra Covid-19 da Janssen, uma subsidiária da Johnson & Johnson, permitindo a aplicação de um quarto imunizante contra o coronavírus diferente no país.

O órgão regulador concedeu a autorização para uso emergencial condicionada à assinatura de termo de compromisso pela Janssen para complementação de dados sobre a vacina, incluindo informações sobre locais de fabricação do produto no exterior.

O pedido foi aprovado com os votos favoráveis de três dos cinco diretores da agência, durante reunião extraordinária.

O Brasil possui acordo com a Janssen para a aquisição de 38 milhões de doses da vacina da empresa, com previsão de entrega de 16,9 milhões de doses entre julho e setembro e 21,1 milhões de outubro a dezembro.

A vacina do laboratório da Johnson & Johnson se destaca por requerer somente uma dose para imunização. Ela já tem sido utilizada nos Estados Unidos e foi recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Antes da vacina da Janssen, a Anvisa já havia concedido autorização para uso emergencial da vacina contra Covid-19 da chinesa Sinovac, produzida em parceria com o Instituto Butantan, que tem sido a principal utilizada na campanha de imunização do país até o momento.

A agência ainda concedeu registro definitivo para o imunizante da AstraZeneca, que é produzido no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e está sendo usado no país em menor escala, e para a vacina da Pfizer, esta já contratada pelo governo, mas ainda não recebida.

Notícias