Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

França recomenda reservar vacina da AstraZeneca para a partir de 55 anos

19/03/2021 12h53

Paris, 19 Mar 2021 (AFP) - As autoridades sanitárias francesas autorizaram, nesta sexta-feira (19), a retomada da aplicação da vacina da AstraZeneca, mas recomendaram que seja reservada para pessoas com idade a partir de 55 anos.

Essa medida se baseia no fato de que os poucos casos graves de trombose detectados na Europa após a vacinação com este produto ocorreram apenas em menores de 55 anos, segundo a Alta Autoridade de Saúde Francesa (HAS).

Na França, houve três casos, acrescentou.

Até agora, esta vacina era recomendada para pessoas com 50 anos de idade, ou mais.

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, 55, recebeu a vacina ao vivo pela televisão na tarde de sexta-feira em uma tentativa de reconquistar a confiança pública.

"Não senti nada, embora seja um pouco sensível à dor", disse ele, após ser imunizado em um hospital nos arredores de Paris.

Ontem (18), a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) considerou a vacina da AstraZeneca "segura e eficaz", mas afirmou que não se pode excluir "definitivamente" um vínculo entre ela e o surgimento de transtornos de coagulação raros, como coagulação intravascular disseminada e trombose venosa cerebral).

Até 16 de março, 25 casos foram detectados na Europa, que provocaram nove mortes entre pessoas com menos de 55 anos - mulheres, em sua maioria.

À espera de "dados complementares", os menores de 55 anos devem ser vacinados com outros medicamentos, como as vacinas Pfizer/BioNTech e Moderna, segundo a HAS.

Após a detecção destes casos, vários países europeus, incluindo a França, suspenderam a administração da vacina da farmacêutica anglo-sueca, sujeitando sua retomada às conclusões da EMA.

juc/app-meb/es/tt

Notícias