Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Veterinários removem sapato de estômago de crocodilo nos EUA

O crocodilo-do-nilo Anuket passou por uma cirurgia feita por veterinários da Universidade da Flórida - Reprodução/Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Flórida
O crocodilo-do-nilo Anuket passou por uma cirurgia feita por veterinários da Universidade da Flórida Imagem: Reprodução/Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Flórida
do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/02/2021 13h03

Veterinários removeram cirurgicamente um sapato que estava no estômago de um crocodilo-do-nilo de 135 kg, na Flórida, nos Estados Unidos. O "lanche" que não caiu bem foi engolido pelo réptil em dezembro.

Na ocasião, o calçado caiu de uma tirolesa que fica acima do habitat dos crocodilos do Alligator Farm Zoological Park. O bicho foi visto mastigando o sapato e logo em seguida teria regurgitado tudo. Porém, teria comido o objeto novamente, segundo a CBS News.

Conforme o crocodilo passava mal, profissionais da Universidade da Flórida tentaram socorrê-lo. Garrett Fraess, residente em zoologia, tentou retirar o sapato manualmente, enfiando o braço pelo sistema digestório do réptil.

O residente em zoologia Garrett Fraess denta ajudar o crocodilo Anuket - Reprodução/Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Flórida - Reprodução/Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Flórida
O residente em zoologia Garrett Fraess denta ajudar o crocodilo Anuket
Imagem: Reprodução/Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Flórida

Mas a remoção manual não deu certo. O crocodilo, que se chama Anuket, teve que passar por uma operação no início deste mês de fevereiro. A primeira tentativa foi uma incisão para empurrar o calçado do estômago até o esôfago.

Isso também não adiantou, pois o sapato ainda não saiu de modo manual. Então, por último, Anuket passou por uma gastrostomia, finalmente se livrando do calçado, que estava praticamente intacto.

O crocodilo se recuperou do procedimento durante uma noite, em que ficou internado nas imediações da Universidade da Flórida. "Depois de passar a noite, Anuket voltou para casa e está se recuperando no seu [habitat no] parque zoológico desde então", informou a instituição.

Notícias