Topo
Notícias

Hyundai lança elétrico Ioniq 5 com até 306 cv e muita tecnologia

Hyundai Ioniq 5 2022 - Divulgação
Hyundai Ioniq 5 2022 Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

23/02/2021 10h14

A Hyundai mostrou oficialmente seu mais novo crossover elétrico, o Ioniq 5 2022 - inaugurando sua submarca "Ioniq", destinada a veículos elétricos. O carro deverá estar à venda na Europa no meio deste ano e será lançado nos EUA em seguida.

Feito na plataforma elétrica global da marca (E-GMP), o modelo tem carregamento de 400 e 800 volts, podendo recarregar de 10% a 80% em apenas 18 minutos.

ioniq - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Disponível com duas baterias diferentes - de 58 kWh e 72,6 kWh - e com motor único e duplo, o modelo mais potente (com bateria 72,6 kWh) possui 306 cv de potência e 61,6 kgfm de torque, com um 0 a 100 km/h de 5,2 segundos. Já o modelo de maior autonomia (também com bateria 72,6 kWh) oferece até 480 km, 216 cv de potência e 35,6 kgfm de torque.

O modelo mais básico possui 178 cv de potência, 35,6 kgfm de torque e vai de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos.

Em dimensões, o modelo tem 3,0 metros de entre eixos, um comprimento geral de 4.635 mm e largura 1.890 mm. Suas rodas são de 20 polegadas e seu visual é bastante futurista, com linhas diferentes e maçanetas no nível das portas.

ioniq2 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Por dentro, o carro tem piso inteiramente plano e acabamentos majoritariamente utilizando materiais ecológicos (garrafas PET recicladas, fios à base de plantas, fios de lã natural e etc). O console central do modelo é bastante moderno, podendo deslizar em 14 cm para trás. Há duas telas de 12 polegadas à frente do motorista, uma é o cluster e outra a central de entretenimento. O interior é completado por um head-up display no campo de visão do motorista.

O Hyundai Ioniq 5 2022 também oferece a função que permite ao proprietário carregar livremente qualquer dispositivo elétrico, incluindo bicicletas elétricas, scooters e equipamentos de camping, em uma tomada localizada no banco de trás. Uma segunda saída está localizada na porta de carregamento, fora do veículo. Esta função fornece até 3,6 kW de potência.

O Ioniq ainda tem o conjunto SmartSense, com assistente de direção em estrada 2, Assistência a prevenção de colisão frontal (FCA), Assistência a prevenção de colisão em pontos cegos (BCA), Assistência inteligente de limite de velocidade (ISLA), Aviso de atenção ao motorista e muito mais.

"Uma nova experiência de mobilidade para a próxima geração - esta foi a missão desde o primeiro dia em que começamos este projeto, olhar para o horizonte, mas permanecer fundamentalmente Hyundai", disse SangYup Lee, vice-presidente sênior e chefe do Hyundai Global Design Center.

"O IONIQ 5 é a nova definição de atemporal, fornecendo uma linha comum ligando nosso passado ao presente e futuro."

Notícias