Topo
Notícias

Exposição a pesticidas aumenta em 50% risco de leucemia mieloide aguda, revela pesquisa na França

23/02/2021 17h27

Uma ligação entre a exposição profissional dos agricultores a pesticidas e o risco de desenvolver leucemia mieloide aguda, a mais comum e mais grave em adultos, foi cientificamente estabelecida de acordo com um estudo inédito da Universidade de Tours, na França, divulgado nesta terça-feira (23).

Nesse estudo publicado na revista Scientific Reports, quatro hematologistas de Tours analisaram por dois anos os dados científicos publicados entre 1946 e 2020, em três grandes bancos de dados globais.

"A partir de uma busca por palavra-chave, identificamos cerca de 7.000 referências, das quais 190 artigos foram extraídos. Usando padrões científicos internacionais para análise, 14 desses estudos foram escolhidos para serem analisados ??como parte de uma "meta-análise", correspondendo a cerca de 4.000 pacientes e 10.000 testemunhas ", disse Olivier Hérault, chefe do serviço de hematologia biológica do CHRU, da Universidade de Tours.

"Encontramos uma ligação estatística entre a exposição a pesticidas em altas doses e o risco de leucemia mieloide aguda. Essa ligação é um risco relativo de 1,51, o que significa que, em comparação com uma população não exposta, essa exposição aumenta o risco de desenvolver isso tipo de leucemia em 50%", continua o pesquisador.

O estudo também estabelece uma ligação "mais forte" com inseticidas e doenças do que com fungicidas e herbicidas, e também uma ligação mais forte na Ásia e nos Estados Unidos do que na Europa. São produtos utilizados por profissionais do campo, principalmente agricultores, em altas concentrações.

O estudo não revelou nenhum modo de exposição. Até agora, a pesquisa médica mostrou uma ligação entre a alta exposição a pesticidas e o desenvolvimento de condições "pré-leucêmicas", mas não com o aumento do risco de desenvolver leucemia mieloide aguda, disse o CHRU em um comunicado oficial.

Este estudo deve reforçar, segundo ele, "as mensagens de prevenção em relação aos usuários de pesticidas", podem "alimentar a reflexão sobre as distâncias entre áreas de trabalho e moradias" e trazer um elemento de reflexão "para o reconhecimento na doença profissional para agricultores ".

(Com informações da AFP)

Notícias