Topo
Notícias

Chefe de tribo Cherokee nos EUA pressiona Jeep a mudar nome de carros

Jeep Grand Cherokee Summit - Divulgação
Jeep Grand Cherokee Summit Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

22/02/2021 12h21

A tribo Cherokee Nation - maior das três tribos Cherokee reconhecidas pelo governo dos Estados Unidos, localizada no estado de Oklahoma - pressionou a Jeep a mudar o nome de seus reconhecidos modelos Cherokee e Grand Cherokee.

Essa é a primeira vez que a tribo pede abertamente isso para a marca desde que a Jeep voltou a comercializar os veículos nos EUA depois de 12 anos, em meados de 2013.

"Tenho certeza de que isso é bem-intencionado, mas não nos honra por ter nosso nome colado na lateral de um carro", disse Chuck Hoskin Jr, principal chefe da Cherokee Nation, à Car & Driver.

"A melhor maneira de nos homenagear é aprender sobre nosso governo soberano, nosso papel neste país, nossa história, cultura e idioma e criar um diálogo significativo entre o governo federal e as tribos reconhecidas quanto à adequação cultural."

A pressão vem após o time de Washington da NFL (ex-Redskins) e o time de baseball de Cleveland (ex-Indians) mudarem de nome após reclamações de racismo. As mudanças são tidas como efeito do movimento Black Lives Matter, ocorrido no meio de 2020.

"Acho que estamos em uma época neste país em que é hora de as corporações e os esportes coletivos retirarem o uso de nomes, imagens e mascotes dos nativos americanos de seus produtos, camisetas de times e esportes em geral", seguiu Hoskin.

A Jeep utiliza o nome Cherokee desde 1974. Em um comunicado, a marca disse: "nossos nomes de veículos foram cuidadosamente escolhidos e nutridos ao longo dos anos para homenagear e celebrar o povo nativo americano por sua nobreza, destreza e orgulho".

"Estamos, mais do que nunca, comprometidos com um diálogo respeitoso e aberto com o principal chefe da Cherokee Nation, Chuck Hoskin Jr."

De acordo com a Cherokee Nation, representantes da Jeep entraram em contato para discutir o tema. Entretanto, nada foi divulgado desde então e a tribo segue querendo a mudança do nome.

Notícias