Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Jiboia de 1 m é encontrada em cima de livros de biblioteca de Roraima

Diretora da UFRR acredita que cobra tenha entrado por janela aberta, medida de combate à pandemia do novo coronavírus - UFRR/Divulgação
Diretora da UFRR acredita que cobra tenha entrado por janela aberta, medida de combate à pandemia do novo coronavírus Imagem: UFRR/Divulgação
do UOL

Ed Rodrigues

Colaboração para o UOL, no Recife

09/02/2021 11h27

Uma jiboia com pouco mais de 1 m de comprimento foi encontrada sobre livros da biblioteca central da UFRR (Universidade Federal de Roraima). O susto ocorreu ontem durante um trabalho da equipe de limpeza da instituição de ensino, por volta das 9h. O animal foi devolvido à natureza.

A diretora das bibliotecas da UFRR, Ângela Moreira, contou que a cobra estava na prateleira onde fica um acervo literário das disciplinas antropológicas. Segundo a gestora, uma equipe da Prefeitura Universitária foi acionada e retirou o animal do local. Ninguém chegou a ser atacado, acrescentou.

Ângela acredita que a cobra pode ter tido acesso ao interior da unidade através de alguma das janelas que têm ficado abertas em função das medidas de biossegurança contra a pandemia do novo coronavírus.

"Antes da pandemia, e com a unidade em funcionamento normal, as centrais de ar eram ligadas e todas as janelas eram fechadas", explicou.

O susto levou a gestora a determinar o fechamento dessas janela "com o objetivo de evitar novos incidentes". "Há 15 dias, um urubu-rei também visitou a UFRR, estacionando durante um tempo em frente à porta de entrada da Biblioteca Central", brincou.

Funcionamento

A UFRR esclareceu que, atualmente, a circulação de pessoas na biblioteca é baixa. Para Ângela Moreira, esse fluxo bastante reduzido pode ter encorajado o animal a entrar no setor.

"Os servidores trabalham em regime de revezamento e a unidade funciona com atendimento presencial agendado somente para professores. Aos alunos foi disponibilizado acesso à Biblioteca Digital e a realização de serviços remotos", concluiu a diretora.

Notícias